Qual a importância da Curva ABC no gerenciamento de obras?

Postado em 22/08/2017 Leia em 4 minutos

A Curva ABC é um método já bastante utilizado nas mais diversas obras. De modo geral, a Curva ABC é uma ferramenta de gerência, isto é, que ajuda a controlar melhor uma determinada construção, definindo o que é mais importante e a quantidade de cada tipo de material que é utilizado durante a obra.

Assim, a Curva ABC serve para distinguir o que tem maior relevância, ou ainda, maior impacto, e por isso, serve como um excelente controle de custos.

Como funciona o método?

A técnica funciona a partir de uma análise que é feita sobre todos os materiais que são utilizados em uma obra, onde se analisa as quantidades que são utilizadas e o seu valor, mostrando a importância de cada elemento para a construção.

Isso ajuda a reduzir os custos, pois se investe naquilo que é realmente necessário, evitando desperdícios.

Dessa forma, a Curva ABC deve estar presente no gerenciamento de obras, pois além de reduzir os custos, ela permite que você invista mais em fatores que são realmente importantes, permitindo também uma melhor organização da sua obra e maior controle sobre os seus materiais.

Como utilizar a Curva ABC?

Diante disso, a Curva ABC cumpre um papel fundamental nas obras, sendo extremamente relevante. Mas para que isso seja eficiente, você precisa começar a utilizar a Curva ABC desde o planejamento da sua construção. Nele, você elencará todos os dados importantes, já começando a utilizar os cálculos ABC.

Leia também: O que é BIM e como ele pode melhorar projetos de construções

Para isso, o primeiro passo é elencar todos os materiais que serão utilizados durante o processo, ordenando todos eles por ordem de importância. Os mais importantes, isto é, que devem aparecer em primeiro lugar, são os mais caros e também os mais usados, e em seguida, os mais baratos e utilizados com menos frequência.

Com esse controle, você já conseguirá perceber quais materiais precisam de mais investimento. O segundo passo é tentar uma redução de custos, como por exemplo, uma negociação para conseguir um preço mais acessível.

Nestes casos, vale lembrar que você sempre deve dar preferência para os itens da Classe A, que são os primeiros produtos (mais importantes) da sua lista.

Algumas vantagens

Outra grande razão pela qual você deve apostar na Curva ABC para programar a sua construção é que ela permite que você consiga prever alguns possíveis impactos, deixando-o mais preparado para não ter grandes surpresas.

Isso porque quando você faz o cálculo dos materiais, utilizando a metodologia da Curva ABC, você consegue prever e mensurar a inflação, que aumentará o preço dos produtos, e assim, você consegue avaliar quais medidas serão tomadas no decorrer do tempo.

Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

E por fim, o uso da Curva ABC para a sua obra é importante porque ela ajuda a controlar o seu orçamento. Quando não se faz esse planejamento, você acaba gastando muito mais, além de nem sempre escolher as melhores opções para sua obra, no que diz respeito à relação de custo e benefício.

Conclusão

Com o uso da Curva ABC, você consegue fazer um planejamento correto e eficiente, que te permite começar e terminar toda a sua obra de maneira satisfatória, e o melhor, sem gastar a mais.

Tenha total controle da gestão da sua obra, busque por novas metodologias e mantenha-se sempre atualizado para conseguir melhores resultados.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO