Qual a diferença de chapisco, emboço e reboco?

Postado em 02/05/2017 Leia em 4 minutos

Importantes etapas distintas do acabamento exigem atenção a detalhes e materiais adequados

Na hora de realizar o acabamento de uma parede, três etapas distintas preparam a parede já concluída e assentada para a parte da pintura. São elas: o chapisco, o emboço e o reboco, nesta ordem, respectivamente. É importante que cada uma dessas partes do acabamento seja feita com dedicação e com os materiais adequados, para que não surjam problemas na hora de pintar ou realizar outros acabamentos.

Neste texto, você conhecerá um pouco melhor cada uma destas etapas fundamentais para o acabamento de uma parede, especificadas pelas normatizações NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Leia sobre o chapisco, o emboço e o reboco ↓

Chapisco

O chapisco é a camada mais grossa e áspera de argamassa que é aplicada sobre a parede, diretamente em contato com os tijolos. Sua função é, de fato, deixar a parede com maior atrito para que possa receber as camadas seguintes de revestimento e acabamento, segurando o material com aderência. Existem quatro tipos de chapisco, são eles:

1 – Convencional

Mais utilizado, resistente e bastante áspero, aplicado com uma massa em proporção de areia x cimento em 3 x 1 – 3 partes de areia para cada parte de cimento.

2 – Industrializado

Feito para paredes mais lisas, onde o chapisco convencional não teria aderência. Possui aditivos industriais que promovem maior adesão em ambos os lados.

3 – Chapisco rolado

Também industrializado e aditivado, é aplicado com um rolo e pode dispensar as fases posteriores de acabamento. Possui versões já coloridas.

4 – Chapisco com brita

Utilizado apenas para decoração externa, depende de um tipo específico e denso de argamassa para sua aplicação.

Emboço

O emboço é a etapa intermediária do acabamento. Ele faz com que a superfície da parede se torne mais nivelada após o chapisco, permitindo a correta aplicação do reboco. Além disso, suas funções também se relacionam à impermeabilização da parede, impedindo a penetração de água e outros agentes nocivos.

Feito com areia grossa e com aspereza, para aderir ao reboco, o emboço costuma ser composto basicamente por água, cimento, areia e cal. Possui ainda variações de acordo com a região em que se aplica, e também versões industrializadas para casos específicos.

Reboco

O reboco é a etapa final de acabamento com argamassa. Após o reboco, a parede deve ficar plana e lisa para que possa receber as camadas de tinta adequadamente com um visual agradável e favorável à aplicação dos revestimentos posteriores.

Por ser um trabalho que demanda uma boa carga de paciência e habilidades manuais, é recomendável que seja feita por um profissional especializado e experiente, para garantir o melhor resultado e evitar problemas nas fases posteriores da obra.

Veja também: Dicas úteis para contratar um pedreiro ideal

Os materiais mais utilizados para a produção da argamassa utilizada no reboco são cimento, cal hidratada e areia fina, na proporção 1 x 2 x 6 (uma parte de cimento, duas de cal e seis de areia), mas pode apresentar variações de acordo com especificidades da obra.

Conclusão

O acabamento é fundamental para qualquer obra. Por mais que não envolva diretamente partes estruturais da construção, ele precisa ser agradável e oferecer uma experiência boa para quem utilizará o local. Afinal de contas, um acabamento ruim é muito fácil de ser notado e pode desvalorizar o imóvel.

“Por isso é muito importante que todas as etapas sejam realizadas com profissionalismo e competência.”

Está em busca de qualificação profissional para tornar-se um destaque na construção civil? Conheça os cursos do Instituto da Construção e aprenda com os melhores professores, através de aulas práticas e teóricas.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO