Quais são os principais tipos de fitas adesivas e suas aplicações

Postado em 28/11/2017 Leia em 4 minutos

Fitas adesivas são muito úteis e indispensáveis para qualquer pessoa. Existe uma infinidade de tipos, uma para cada necessidade de aplicação. Sabe aquela caixa onde se guarda tudo o que possivelmente será necessário numa emergência para quebrar aquele galho?

É nela que sempre deve haver, no mínimo, um tipo de fita adesiva – seja para reparar rapidamente algum material, para fixar algo ou até mesmo para isolar um fio desencapado. São várias as formas de aplicação, e se você quiser conhecer algumas, confira o post abaixo:

Fita Isolante

Esse talvez seja o tipo mais popular e conhecido de fita. Quem nunca precisou utilizar uma dessas? É usada para isolar conexões e outros componentes elétricos. Esse isolamento da mais segurança para quem precisa lidar com materiais elétricos ou está fazendo algum reparo que mexa com energia elétrica, pois impede curto-circuito e choques.

Fita Silver Tape

Essa é a fita que é “pau pra toda obra”, ou seja, ela promete resolver qualquer tipo de problema (pelo menos temporariamente). Resistente à água e à abrasividade, essa fita se caracteriza por ser bastante forte e durável. O núcleo da fita é formado por uma malha de algodão e o revestimento externo é feito de um material chamado polietileno, que permite que ela se fixe em lugares irregulares.

Para permitir uma adesão de longa duração, o adesivo é formulado com compostos de borracha natural. Com origem nos Estados Unidos, essa fita originalmente era chamada de Duck Tape (fita de pato, na tradução do inglês) por imitar a resistência à água que tem o pé de pato.

Fita Crepe

Possivelmente, a fita adesiva mais utilizada domesticamente em pinturas de paredes, portas, janelas, etc. Nos ateliês ela é indispensável na cartonagem e no auxílio às montagens. Uma das suas principais vantagens é poder ser utilizada para delimitar locais ou superfícies de trabalho.

Também são muito úteis em decoração de festas, por exemplo. É usado para fixar e encapar vários tipos de materiais. Além disso, a fita crepe também é muito utilizada na indústria automotiva.

Fita Antiderrapante

Imagine o risco que uma queda pode proporcionar para qualquer pessoa, especialmente os idosos. Nesses casos, qualquer derrapagem pode ser catastrófica. Mas esse tipo de acidente pode ser evitado com a utilização de um simples tipo de fita: a antiderrapante.

Ela é usada em escadas, rampas e qualquer outro tipo de piso escorregadio. Dessa forma, consegue evitar que as pessoas se machuquem ao cair ou derrapar.

Você pode gostar: Passo a passo: Como colocar papel de parede

Fita Dupla Face

Esse tipo de fita é campeão de utilização para aqueles que trabalham com artesanato, decoração, ou mesmo educação. As crianças costumam usar muito essa fita adesiva para preparar os trabalhos em sala de aula.

A fita dupla face serve para colar, fixar, emendar, laminar e montar superfícies diversas. A principal característica, que a coloca como detentora de um diferencial é que, como o próprio nome já sugere, ela é adesiva nas duas faces.

Conclusão

Você certamente já deve ter utilizado pelo menos um tipo de fita dessas que falamos aqui (se é que já não usou todas). Isso mostra a grande praticidade que o uso das fitas traz na nossa vida e as tecnologias estão tornando elas cada vez mais eficientes.

No entanto, para ter sempre uma boa utilização, não esquece que as superfícies ou objetos onde serão aplicadas as fitas adesivas devem estar limpas e secas para garantir uma melhor aderência.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO