Por que a profissão de pedreiro assentador é uma ótima escolha nos dias atuais?

Postado em 22/08/2019 Leia em 3 minutos

Foi-se o tempo em que a construção civil solicitava apenas a experiência como requisito para contratar um pedreiro assentador.

Hoje, é preciso se qualificar, especializando-se na área para que assim, o profissional consiga o destaque que deseja nesse mercado, que é altamente competitivo.

Nesse sentido, vale a pena fazer uma pergunta: por que a profissão de pedreiro assentador é uma ótima escolha atualmente?

Se gostaria de saber, então, acompanhe a leitura!

Amplo mercado

Engana-se, quem pensa que a profissão de pedreiro assentador dedica-se apenas à área de construção civil que cuida do levantamento de uma casa ou edifício, como por exemplo, erguer paredes com tijolos.

Ele, além de poder trabalhar nessa área, aprende uma série de técnicas construtivas que o qualifica para atuar como auxiliar na elaboração de projetos de arquitetura, estrutura e alvenaria, planejamento de projeto, segurança do trabalho, meio ambiente, orçamento e gestão, entre outras.

São áreas que estão em amplo crescimento e que exigem profissionais qualificados para atuarem em seus projetos.

Mercado em expansão

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil brasileira deve crescer 2% em 2019.

Isso significa que poderá haver mais oportunidades de trabalho para o profissional que deseja atuar nesse setor.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Aquiles Dal Molin, em 2019, o mercado de construção civil será retomado, devido à estabilidade política e à melhoria de políticas de acesso ao crédito por parte do consumidor.

Você pode gostar: Orçamento de Obras: Saiba como cobrar por este serviço

Vale salientar que em alguns estados, como São Paulo, por exemplo, o mercado imobiliário se encontra a todo vapor.

Só ano passado, 2018, o estado construiu e entregou mais de 30 mil unidades habitacionais, entre eles casas e apartamentos.

Boa remuneração, conforme dados do Salário

De acordo com o site Salário, a média salarial de um pedreiro assentador é de cerca de R$1.660,98.

O portal se baseou em dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Saliente-se que essa é a média salarial, ou seja, pode o pedreiro assentador ter um rendimento mensal que ultrapasse esse valor, a depender de fatores como a experiência e a qualificação.

Veja também: 6 motivos para escolher o Curso de Pedreiro do Instituto da Construção

Existem profissionais brasileiros ganhando acima de, por exemplo, R$ 3.000,00 conforme dados do mesmo ambiente.

Atuação em diversos estados e cidades do Brasil

Outro motivo pelo qual vale a pena investir na profissão de pedreiro assentador, é que é possível atuar em praticamente todas as capitais e cidades do Brasil.

É uma área que tem ampla aceitação nesse sentido, considerando que existe sempre a necessidade de se modernizar cidades, áreas ou regiões.

Então, depois de ler este artigo, você percebeu que deve investir na profissão de pedreiro assentador?

Em caso de resposta afirmativa, não deixe de conhecer nosso curso prático!

> Conhecer Curso de Pedreiro Completo

Nossos cursos de capacitação profissional podem fazer com que você se qualifique ainda mais, e encontre o seu espaço no mercado.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO