Quais as perspectivas para o mercado da construção civil nos próximos anos?

Postado em 07/05/2019 Leia em 4 minutos

Com a crise econômica que assolou o país nos últimos anos, o mercado de construção civil foi um dos mais afetados.

Mesmo com o crescimento da economia nos últimos períodos, pós-recessão, o segmento apresentou resultados negativos entre 2017 e 2018.

Contudo, a perspectiva é que para 2019 em diante o cenário seja de mudança e crescimento.

Não apenas para quem deseja investir na construção civil, mas até mesmo aos olhares atentos para a compra de imóveis ou alocação de recursos imobiliários, deve-se entender o que os próximos anos reservam.

Abaixo, entenda quais as perspectivas para o mercado da construção civil nos próximos anos e como aproveitar as oportunidades de um dos principais setores do país.

Retomada do crescimento

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), uma entidade que sempre dá o ‘termômetro’ de como está o segmento em todo o país, prevê um cenário otimista.

Após cinco anos de queda – o último crescimento do setor foi em 2013 – a perspectiva é que o ano de 2019 seja de alta no mercado da construção civil.

A projeção aponta que neste ano o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento cresça 1,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O otimismo é compartilhado por vários gêneros da construção civil, como o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), que estima um crescimento na venda do insumo em 3,7% durante 2019.

Já o aço deverá apresentar um ganho ainda maior: 7%, segundo a companhia Gerdau.

Entre as construtoras e locadoras que fizeram parte do Estudo do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, através da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), quase metade (48%) das empresas também estão otimistas com o setor para 2019.

Mais vendas, menos estoques

Todo esse cenário de retomada de crescimento previsto para os próximos anos tem fundamento: foram 30,1% lançamentos a mais entre julho e setembro de 2018 no comparativo com 2017.

As vendas seguiram o mesmo caminho: crescimento de 23,1%. Foram os primeiros resultados significativos desde o início da ‘crise’ no setor, iniciada em 2014.

Os estoques também diminuíram ao longo dos recentes períodos, o que demonstra a reação do setor em 2018.

Com isso, as empresas e investidores da construção civil precisam ocupar os espaços e oportunidades de mercado que vem surgindo com o baixo número de empreendimentos que já estão disponíveis para o consumidor final.

Tendências da construção civil

Para 2019 em diante, a perspectiva do mercado da construção civil é de tendências que possam alavancar ainda mais o setor.

O investimento em tecnologia, principalmente com a utilização de materiais inteligentes e impressão 3D já é uma realidade no país.

Veja: Dicas para conseguir emprego no mercado da construção civil

Isso significa um melhor custo/benefício em relação aos novos empreendimentos.

Focos na sustentabilidade, que ficaram delegados devido ao acumulado de -20% entre 2014 e 2018 no PIB da construção civil, ganham espaço e viram alternativas principalmente para investidores.

Dessa forma, não apenas crescer, mas avançar deve ser a tônica da construção civil em 2019.

Conclusão

Com a expectativa e projeção de uma balança positiva no setor para os próximos anos, além do crescimento da economia brasileira, as melhores oportunidades de mercado em meia década surgem na construção civil local.

Atentar-se aos indicadores e sinalizações de todos os segmentos envolvidos pode ser o limiar para quem deseja oportunidade de crescimento profissional.

Quer saber como aproveitar o que este ano reserva? Clique aqui e conheça nossa página de cursos e veja o que é preciso para crescer junto com a construção civil.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO