Pedreiro X Mestre de Obras: Qual a diferença entre as duas profissões?

Postado em 21/05/2019 Leia em 4 minutos

Para que um projeto arquitetônico saia do papel e ganhe alicerces, paredes e acabamentos ele precisa da dedicação de vários profissionais dentro de um canteiro de obras.

Cada um destes postos tem as suas características e funções, seguindo uma hierarquia – dentre eles o mestre de obras e o pedreiro.

O primeiro tem um caráter coordenador, o segundo atua de forma prática na construção.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais as suas diferenças.

Mestre de Obras: responsabilidade e coordenação

Se formos seguir a hierarquia o mestre de obras tem maior importância quando comparado com as funções de um pedreiro dentro de uma construção, afinal ele é o seu coordenador.

Sob a sua responsabilidade estão todos os outros profissionais relacionados a obra em si, como os carpinteiros, eletricistas, serventes, pedreiros e as demais atividades.

Além disso, ainda cuida da planilha de materiais, faz e avalia os relatórios, garante a qualidade do serviço e ainda cuida das compras pertinentes.

O mestre de obras também assume a incumbência de organizar todas as tarefas a serem feitas dentro de um canteiro de obras.

Pode-se dizer que ele age como um intermediário entre o engenheiro – que cuida do projeto a ser seguido – e todo o grupo de operários.

Sob a sua orientação está o cuidado com os prazos, desde aqueles relacionados à entrega de materiais até as metas semanais de construção.

Por fim, ainda assume o papel de porta-voz da equipe, mantendo a ordem dentro do canteiro e solucionando problemas.

As demais funções de um Mestre de Obras

Na sua função ainda estão relacionados os cuidados para que haja economicidade no canteiro de obras, uma vez que os mestres de obras também agem como gestores.

Veja também: Como conseguir sucesso na profissão de Mestre de Obras

Por isso eles controlam para que não haja desperdício de material, que os resíduos gerem poucos impactos, compreende a instalação das estruturas construtivas, como andaimes e toda a parte de segurança do trabalho.

Dentro de sua formação profissional ainda é preciso ter o conhecimento para interpretar plantas, escalas e gráficos.

Pedreiro: o grande construtor

Conforme descrito no início do texto, as mais marcantes diferenças entre um pedreiro e um mestre de obras estão no grau de responsabilidade que assumem dentro do canteiro e a capacidade de coordenação entre diversos setores.

O pedreiro realiza um trabalho mais prático de construção e mais especializado, podendo atuar em várias frentes.

Ele transforma o que foi desenhado e calculado pelos arquitetos e engenheiros em realidade ao lidar com funções de alvenaria e acabamento.

Para que a sua atividade seja sempre qualitativa e exitosa, o pedreiro precisa estar sempre orientado por um mestre de obras ou um engenheiro, cumprindo as determinações.

Seu trabalho envolve em construir alicerces, contrapisos, emboços, colocação de portas e janelas, concretagem, entre outras ações.

No entanto, para realizá-las é preciso que ele tenha o conhecimento técnico necessário e a formação requerida.

As especializações de um pedreiro

Dentre as especializações que um pedreiro pode ter, as principais são: azulejista, instalação de cerâmicas, porcelanatos e azulejos; acabamentos, que trabalha com portas, janelas, metas e colocação de bancadas de granito e mármore; alvenaria, a grande maioria dos pedreiros se enquadra nesta função, que é de levantar paredes e construir lajes.

Veja também: Porque o Curso de Pedreiro do Instituto da Construção é a melhor opção?

Navegue em nosso site e fique por dentro das informações disponibilizadas para a área de profissionais da construção civil.

Nós temos diversos cursos de formação na área e podemos te ajudar a construir seu sucesso profissional.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO