Passo a passo para remover papel de parede

Postado em 23/11/2017 Leia em 3 minutos

Seis passos para eliminar completamente o papel de parede.

Chegou a hora de remover o papel de parede. Seja por imperfeições, escolha por uma nova textura ou até mesmo pelo fato dele não o agradar mais, é importante seguir alguns passos que te auxiliem a ser rápido, prático e não danificar a estrutura da parede.

O processo é fácil, mas requer que você cumpra o passo-a-passo que iremos descrever para que não haja contratempos futuros – como superfícies irregulares e resquícios do antigo papel de parede. Então, mãos à obra!

Materiais para remover papel de parede

Você precisará de alguns elementos para que possa fazer o processo da melhor maneira possível. Tenha um rolo de pintura, estilete e uma espátula. Também, consiga um removedor de papel de parede – caso não ache, pode utilizar água quente com sabão neutro.

Passo #1

Experimente puxar com cuidado o papel de parede, principalmente os autoadesivos, por uma das extremidades. Ao fazer isso, puxe lentamente, para evitar que ele rasgue e torne tudo mais complicado.

Passo #2

Caso perceba que não conseguirá remover o papel de parede apenas puxando, faça recortes horizontais ao longo de todo o papel, com cerca de 30 centímetros de distância de um para o outro. Tenha cuidado ao utilizar o estilete neste processo, pois ele poderá deixar marcas na parede.

Passo #3

Aplique o removedor ou a água quente com o rolo de tinta na parte do papel que você deseja remover. Faça esse processo em todos os recortes que fez no passo anterior. É aconselhável que você passe a água ou o removedor mais de uma vez, esperando-o agir no item decorativo.

Alguns minutos são necessários para que a cola amoleça. Para obter melhores resultados, divida o processo de acordo com o número de recortes.

Passo #4

Forre o chão com jornais ou outro material descartável, para evitar sujeiras no momento da raspagem. Com calma, lentamente vá raspando com a espátula o papel de parede, removendo cada pedaço por vez.

Caso ele mantenha resquícios onde você raspou, use uma lixa para uniformizar a parede, tirando aqueles ‘fiapos’ que insistem em ficar mesmo após a remoção quase completa do papel de parede.

Veja também: Bricolagem: Conheça essa tendência que cresce a cada dia

Passo #5

Repita o processo de umedecimento para remover o papel de parede quantas vezes for necessário. Tenha precaução com paredes de gesso que possam ser danificadas pela água e/ou removedor. Neste caso, vá raspando até o item sair completamente da parede.

Passo #6

Em tomadas e interruptores, para remover o papel de parede, desligue o quadro de energia, evitando acidentes. Retire a capa plástica das tomadas, se precisar, para raspar o que sobrou do papel. Tome cuidado ao aplicar água e/ou removedor neste local, pois quando ligar a luz novamente, pode ocasionar problemas elétricos no disjuntor.

Pronto! Você removeu o papel de parede

Caso haja irregularidades após todo o processo, utilize de massas específicas para cobrir buracos e imperfeições, além da espátula e da lixa que auxiliarão para deixar a parede uniforme.

Lembre-se que para aplicar um novo papel de parede ou fazer uma pintura no local é necessário esperar a secagem total da parede – em um dia a superfície estará pronta para fazer uma nova decoração no interior da sua casa.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO