Passo a passo para construir uma casa

Postado em 13/04/2017 Leia em 3 minutos

Saiba como construir uma casa do alicerce ao acabamento sem ter dor de cabeça

Para construir um projeto que se encaixe inteiramente às suas necessidades e demandas, a opção mais indicada é construir uma casa – não construir literalmente com as mãos, mas comandar todo o processo de planejamento e criação do projeto, ao invés de comprar uma pronta.

Neste artigo, você saberá mais detalhes de como fazer com que a sua construção se encaixe aos interesses e necessidades de sua família. Isto envolve planejamento, boa gestão de recursos e custos, boa gestão de pessoal, boa execução das obras, detalhes burocráticos e outros. Veja abaixo como construir uma casa.

Planejamento adequado é fundamental

O primeiro e um dos mais fundamentais passos para construir uma casa, está na fase de planejamento. Isto acontece porque, se o planejamento for mal feito, é provável que outros erros graves possam acontecer em outras fases no futuro ou ao longo da execução da obra, o que representaria um prejuízo extremamente desfavorável.

Para planejar bem a obra de sua casa, conte com profissionais dedicados, experientes e competentes. Converse com um engenheiro e um arquiteto, conte a eles sobre suas expectativas e discuta o projeto da obra. Eles terão grande eficiência em definir prazos, custos, detalhes de execução e outras características.

→ Veja também: Sustentabilidade na construção civil: um futuro promissor!

Terreno, material e alicerce

Uma boa casa deve ser construída sobre um bom terreno. Não apenas pelo que diz respeito às características que o imóvel vai adquirir, mas também em relação ao preço deste bem. Veja um terreno que pode oferecer um bom custo-benefício – considere fatores como o preço, localização, tamanho e as características do solo.

Pesquise e faça cotações nas lojas de material de construção de sua cidade.

É comum que, ao construir uma casa e comprar todo o material na mesma loja, ela ofereça preços e condições especiais para o pagamento, o que pode representar uma economia considerável para se investir em outros setores da obra.

Tendo em vista o material e o terreno escolhido, é hora de colocar a mão na massa! Busque contratar uma equipe de operários que tenha experiência e trabalhe com competência desde a etapa do alicerce, para garantir que sua casa terá o melhor serviço possível.

Acompanhe a obra de perto

Mesmo que você contrate uma equipe muito bem capacitada de pedreiros e outros profissionais, acompanhe a obra de perto. Com a ajuda de seu engenheiro, fiscalize prazos e busque estabelecer metas de execução. Veja também na loja se a compra de materiais tem sido feita da maneira adequada.

→ Veja também: Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

Tenha uma boa casa!

Ao seguir estes passos, é provável que sua casa seja construída com agilidade e eficiência. Seja para morar, alugar ou negociar, construir uma casa resistente e de grande utilidade depende de como os recursos são investidos, gestados e de como o projeto é planejado e executado. Fique de olho o tempo todo!

Conheça o Curso de Pedreiro Completo do Instituto da Construção, você vai aprender na prática tudo que um pedreiro profissional vive no dia a dia da profissão, desde o planejamento até a finalização do serviço, confira ↓↓

Apresentacao do Curso de Pedreiro Completo

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO