Passo a passo: Como colocar papel de parede

Postado em 19/10/2017 Leia em 4 minutos

9 passos rápidos e fáceis para colocar um papel de parede na sua casa.

O papel de parede é uma forma de decoração que pode ser o diferencial do interior da sua residência. Com vários modelos, cores, formatos e desenhos, estas peças decorativas podem substituir as pinturas de forma prática, rápida e que estejam mais alinhadas com o seu gosto. O mercado de papéis de parede apresenta uma infinidade de opções, mas antes de personificar a sua casa é preciso aprender como colocar, evitando dores de cabeça futuras.

Veja no nosso passo-a-passo como proceder para dar mais vida ao interior da sua casa.

Materiais necessários

Antes mesmo de começar as etapas, separe os seguintes materiais: tesoura, trena, cola, recipiente para cola, rolo para tinta, trena, régua, lápis, estilete, pano úmido, espátula, escada (se necessitar) e, claro, o papel de parede.

Passo 1

Prepare a parede. Remova, com a espátula, qualquer imperfeição que possa criar ondulações na superfície. Limpe bem com o pano, não deixando nenhuma irregularidade.

Passo 2

Com a trena, faça a medida da altura x largura da superfície que receberá o papel de parede. É importante que você pegue apenas a área que receberá o item decorativo, para ter uma noção de quanto papel vai usar. Com a altura e a largura, já poderá saber quantos rolos de papel de parede irá utilizar.

Passo 3

No momento de cortar o papel é importante deixar, ao menos, 10 centímetros acima e abaixo, e cinco centímetros dos lados, pois isso ajudará com que a textura fique uniforme na parede. Corte o papel de parede com o estilete ou a tesoura.

Passo 4

Aqui você irá preparar a cola – confira no rótulo dela as indicações do fabricante para sua utilização. Com o material colante pronto, você precisará de atenção: passe a cola, com o rolo de tinta, atrás do papel de parede, sempre em suas extremidades, dobrando-o várias vezes para que ela não tenha contato com a parte dos desenhos e/ou textura.

Passo 5

Passe a cola nos cantos da parede onde receberá o papel de parede. Utilize um lápis e a régua para fazer as marcações do local que será fixado o artigo decorativo – deixe ao menos 1 centímetro para cada lado, evitando que ele fique fora do padrão.

Passo 6

Comece a fixar o papel de parede de baixo para cima, utilizando a escada se necessitar. Com calma, vá grudando o papel na superfície e desdobrando ele – repita isso em todos os papeis que estiverem disponíveis, sempre começando pelo teto. Atenção: saiba como serão a disposição dos desenhos para colocar todos na sequência – por isso, se precisar, separe eles por ordem de fixação, em um canto isolado, facilitando sua vida.

Passo 7

Pegue novamente a espátula e, com cuidado para não rasgar, vá alisando o papel de parede, de cima para baixo, para retirar as bolhas. Com o mesmo objeto, deixe as ‘conexões’ entre um papel de parede e outro de maneira uniforme.

Passo 8

Caso seja necessário, utilize do estilete para retirar os excessos, principalmente os que estão envoltos em tomadas.

Passo 9

Espera a cola secar e pronto. O processo demora entre 12 a 24 horas.

Parabéns pelo seu novo papel de parede!

Veja também: Vai envernizar madeiras? Confira esse passo a passo

Conclusão

É importante frisar que o processo é simples e rápido, mas depende de paciência e atenção no momento de fixar os desenhos de acordo com seu padrão – principalmente se você utiliza de vários rolos de papel de parede. Outra dica é nos papéis autoadesivos: com a exceção da cola, o processo será o mesmo – antes de colar todo o papel, deixe apenas uma linha horizontal para fixar no topo da parede, permitindo que ele seja colocado uniformemente. E aí, pronto para dar um novo visual na sua casa?

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO