Parede que gera energia: Conheça essa novidade na construção civil

Postado em 26/04/2018 Leia em 3 minutos

Já imaginou uma parede que, além de linda e toda trabalhada em tons de verdes, ainda é capaz de gerar energia?

Pois bem, você sabia que essa parede existe?

Sim, é a chamada parede verde, e além de ser extremamente barata de ser produzida, ela ainda é biodegradável, auto replicante e auto reparadora.

Tudo isso sendo mais sustentável do que a energia solar padrão.

Quer saber um pouco mais sobre essa novidade da construção civil? Então confira a seguir o texto que preparamos sobre a parede que gera energia!

Mas afinal, o que é a parede que gera energia?

De forma bastante básica, a parede que gera energia é composta por inúmeros pequenos “tijolos” de argila, os quais têm o seu interior vazado.

Nessa área vazada estão devidamente plantados musgos, o que confere à parede a coloração esverdeada.

E o que gera a energia?

É simples, são as bactérias simbióticas existentes dentro dos musgos que estão plantados nos tijolos.

Muitos compostos orgânicos são liberados através do processo de fotossíntese pelas raízes dos musgos, assim, a bactéria simbiótica faz desse composto o seu alimento e, posteriormente, os separa em produtos, inclusive os elétrons livres – geradores de energia.

Apenas musgos podem ser utilizados para a geração de energia na parede verde?

Não! Outras plantas podem ser utilizadas com a mesma finalidade, tanto estética quanto de geração de energia.

Veja também: Tijolos ecológicos feitos com bitucas de cigarros

No entanto, o musgo foi escolhido em virtude de sua grande leveza, bem como à sua resistência às condições climáticas e atmosféricas das áreas urbanas, levando em consideração que a parede verde é uma novidade da construção civil, portanto, será implantada quase que em sua totalidade em áreas urbanas.

O design da parede que gera energia

Apesar de o nome sugerir que se trata de um sistema complexo, a parede que gera energia foi pensada justamente para funcionar como uma espécie de fachada autossuficiente.

Assim, todo o seu design seguiu a mesma linha, o que pode ser notado através dos pequenos tijolos, os quais têm como objetivo evitar que muitas manutenções precisem ser feitas, e também proporcionar um bom crescimento aos musgos que ali estão plantados.

Como são ocos, os musgos ficam protegidos da luz direta, bem como sua parte interna que é impermeabilizada, ao passo que o restante é feito em argila.

Assim, a argila absorve toda a água, inclusive a proveniente da chuva.

Você pode gostar: Conheça a calçada de plástico que colhe energia do sol

Através do auxílio de um hidrogel é possível manter o ar que circula em volta da parede mais úmido por um longo período de tempo.

É possível mensurar a energia produzida por uma parede verde?

Se levarmos em consideração uma parede verde com proporções de dois metros quadrados, é possível afirmar que ela produzirá energia o bastante para acender uma lâmpada de LED.

Se dobrarmos as proporções dessa parede para quatro metros quadrados, a energia gerada é o suficiente para carregar um aparelho celular, no caso de oito metros, um notebook pode ser carregado.

Essa é a parede que gera energia – uma ótima maneira de gerar energia de forma sustentável, não?

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO