O que eu gostaria de saber para crescer profissionalmente e ninguém nunca me falou

Postado em 29/08/2016 Leia em 4 minutos

Com um mercado de trabalho tão concorrido parece tão difícil se destacar na multidão. Poucas vagas, muitos pré-requisitos, desemprego e etc. Parece que tudo contribui para que o crescimento profissional fique mais tardio, lento e dificultoso. Mas a verdade é que existe um lugar ao sol para todos, e com esforço e determinação você pode chegar lá.

Crescer profissionalmente é o objetivo da maioria das pessoas, independente do setor de atuação. Não adianta se iludir e pensar que a sorte irá lhe sorrir a qualquer momento, com o emprego dos sonhos. Não, é preciso correr atrás!

Confira aqui algumas dicas para crescer profissionalmente.

Seja visto

É preciso encontrar os caminhos e seguir por eles com vontade. Para crescer profissionalmente você precisa ser visto pelas pessoas do seu ramo, sejam clientes ou empregadores. Dessa maneira, ao precisar dos seus serviços, os profissionais lembrarão de você e do seu trabalho.

Invista em você

Invista em suas aptidões e as treine para se destacar no mercado. Toda a área de atuação tem novidades a todo o tempo, por isso busque dominá-las. Pesquise na internet, converse com pessoas da área, leia muito. Ninguém procura por um profissional desatualizado que dominou um conhecimento e parou por aí.

Amplie seus horizontes

Uma boa oportunidade é ampliar a sua área de atuação com novas aptidões. Se você faz bolos, porque não tentar outras receitas? Se você trabalha com tradução de textos, porque não dar aulas particulares de inglês? Se você trabalha com elétrica residencial, por que não ampliar para a industrial ou conhecer novas maneiras de empregar o seu trabalho?

Invista em conhecimento

Ter um certificado (ou vários deles) é determinante para conseguir crescer profissionalmente. Existem diversos cursos rápidos que não atrapalham a rotina de trabalho e fazem toda a diferença. A educação e o aprendizado em seu setor farão com que você se atualize, tenha mais credibilidade e mais segurança na hora de realizar tarefas.

Se você trabalha, por exemplo, na construção civil, sabe que o setor está sempre inovando em novas tecnologias e métodos sustentáveis e rentáveis de construir. Seja na área de construção, consertos, parte elétrica ou hidráulica as inovações são constantes. Saber operar essas novas formas fará com que você se destaque nesse meio e tenha maior visibilidade.

Faça bons cursos

Você não deve gastar dinheiro com um curso qualquer que não fará diferença na sua formação, tampouco ajudará a crescer profissionalmente. Pesquise com atenção, pois muitas empresas oferecem “cursos milagrosos”, que apenas prometem um conhecimento em curto prazo sem cumprir o prometido.

A estrutura, os professores, a grade de módulos ou matérias, entre outros quesitos precisam ser de qualidade e completos. Talvez você precise investir um pouco, mas será em algo útil e que refletirá ao buscar crescer profissionalmente. Todo bom investimento retornará para o seu bolso!

Conclusão

Seguindo as dicas desse post, com muita vontade e determinação é possível sim conquistar o tão sonhado crescimento profissional. Escolher um bom curso de capacitação pode ser o caminho mais rápido.

O Instituto da Construção tem diversos cursos na área de construção civil, para as mais diversas áreas. Você pode aprimorar ou aprender novas técnicas desse setor com cursos modernos, completos e com certificação reconhecida em todo o Brasil.

O Instituto da Construção pode te ajudar a crescer profissionalmente, tome a decisão que mudará o rumo de sua vida. Junte-se a mais de 30.000 alunos formados e capacitados!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO