5 Fatos que Provam que 2020 Será o Ano da Construção Civil

Postado em 17/01/2020 Leia em 2 minutos

Hoje vamos voltar a falar da retomada de crescimento do setor de Construção Civil no Brasil. No post anterior, ressaltamos que em 2020 tudo aponta para essa retomada com base nos índices econômicos e previsões positivas na geração de novos postos de trabalho na construção civil. No texto de hoje, fatos que provam que 2020 será o ano da Construção Civil.

Leia também: Retomada de crescimento no setor de construção civil deve se consolidar em 2020

Retomada do investimento na Construção Civil

  • Depois de vinte trimestres consecutivos de queda, o mercado de construção subiu 2% já no segundo trimestre de 2019. O reaquecimento das obras alavancou os investimentos, que avançaram 5,2% em relação ao segundo trimestre de 2018.

Retomada do emprego na Construção Civil

  • O número de pessoas empregadas no setor avançou 0,9% no segundo trimestre de 2019. De acordo com o IBGE, isso se deu pelo fato de o setor ter sido impulsionado pela alta de 10,7% no crédito para financiamento habitacional. Em 2020 a previsão é de uma maior geração de empregos em relação ao não passado.

Retomada do PIB da construção Civil

  • Enquanto isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) informou que o PIB da construção civil no país deve fechar 2019 com um crescimento de 2%, em comparação com 2018, encerrando a série de quedas que assombram os profissionais da indústria desde 2014. Esse é um fator importante para apontar um maior crescimento da Construção Civil em 2020.

Retomada do setor imobiliário

  • Além disso, segundo dados da Revista Exame, com o reaquecimento do setor imobiliário, as vendas de máquinas de construção devem encerrar 2019 com alta de 37%.

Retomada do índice de confiança

  • Para complementar, o Índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV/IBRE chegou a 84,7% em novembro de 2019, sendo este o maior nível atingido pelo índice desde janeiro de 2015.

2020 o Ano da Construção Civil

Você ainda tem dúvidas de que 2020 será o ano da Construção Civil? Acompanhe nossas postagens e fique sempre por dentro de assuntos importantes ligados ao setor de Construção Civil e qualificação profissional. Falando nisso, é justamente sobre a importância de se qualificar para aproveitar o bom momento que vamos falar no próximo texto.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO