NR10: Conheça a norma de segurança em instalações e serviços de eletricidade

Postado em 10/08/2017 Leia em 4 minutos

A norma regulamentadora 10, também conhecida como NR10, é bastante conhecida pelos profissionais da eletricidade. Se você é leigo no assunto e está buscando informações sobre a NR10, leia esse post até o final. Vamos abordar neste texto o que é a NR10, alertaremos à importância do conhecimento e como essa norma é aplicada no mundo da eletricidade.

O que é a NR10?

A norma NR10 é uma das Normas Regulamentadoras que foram criadas para definir os requisitos e medidas de prevenção e garantia de segurança e saúde dos trabalhadores dentro das áreas de trabalho nas empresas.

A NR10 preza a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e regulamenta todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos, sempre visando garantir a saúde e a segurança dos envolvidos nas atividades de instalações e serviços de eletricidade.

Leia também: Salário do eletricista: Qual é a média no Brasil?

A norma NR10 foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Portaria 3.214, em 8 de junho de 1978, com o nome de Instalações e Serviços de Eletricidade. Essa norma foi reformulada, pois o ambiente e as realidades do trabalho nesta área mudaram com o passar dos anos. Por isso, em 7 de dezembro de 2004, foi renomeada como Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Quem deve aplicar a NR10?

Todas as empresas e estabelecimentos que possuam trabalhadores que executem e desenvolvam projetos, construção, montagem, opere máquinas ou manutenções em qualquer ambiente que envolva instalações elétricas. Além disso a empresa tem o dever de fornecer EPIs necessários para que o trabalhador possa trabalhar com a segurança que a norma NR10 exige. A NR10 define vestimentas especiais para trabalhar com eletricidade, que devem ser fornecidas pela empresa ao trabalhador.

Curso de NR10

Os profissionais que trabalham na área só podem atuar em serviços em eletricidade se possuírem o curso de NR10. É proibido trabalhar sem ter realizado o curso. Há vários fornecedores que oferecem esse curso em todas as cidades do país – faça uma pesquisa e encontre o mais próximo de você. Além disso, pegar indicações de empresas que oferecem esse serviço também é uma boa dica para você ter uma formação de qualidade.

>> Conheça o curso de Eletricista Residencial + NR10 do Instituto da Construção

Riscos da Eletricidade

A NR10 pode sim salvar vidas. Os riscos de trabalhar com a eletricidade é bastante elevado e sempre deve-se ter muita atenção durante a execução de trabalho deste tipo. As eletricidades de baixa tensão podem machucar, mas as de alta tensão podem tirar a vida do colaborador. A NR10 tem normas de proteção referentes ao choque elétrico e também contra consequências indiretas ao trabalho, como quedas, queimaduras, etc.

Você pode gosta: 5 erros comuns cometidos em instalações elétricas

As duas medidas de controle da NR10 são a 10.2.2 e 10.2.3, que referem-se ao seguinte:

  • 10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
  • 10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Conclusão

A efetividade da NR10 está provada pela diminuição do índice de acidentes e mortes oriundos dos trabalhos e projetos envolvendo a eletricidade dentro das empresas. Tanto o colaborador quanto a empresa devem seguir a NR10.

Em um mercado de trabalho tão competitivo, ter um certificado de NR10 pode ser o diferencial necessário, para conseguir um bom emprego ou até mesmo ser promovido e atingir o sucesso no segmento de elétrica.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO