Empresários cada vez mais confiantes com a nova retomada da Construção Civil

Postado em 26/08/2020 Leia em 3 minutos

Muito já se falou sobre a importância da Construção Civil para a recuperação da economia brasileira no período de enfrentamento da crise causada pelo pandemia do novo coronavírus. Os números atuais confirmam a expectativa de crescimento e apontam para uma nova retomada da Construção Civil no Brasil. Dados da Sondagem Indústria da Construção do mês de julho, divulgada nesta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), indicam a retomada da confiança dos empresários do setor da construção no mês de agosto.

Leia também: Bons resultados no Combate ao coronavírus na construção Civil

A nova retomada da Construção Civil

O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) aumentou 7,7 pontos, alcançando 54 pontos em agosto. “É a quarta alta consecutiva do índice, após as expressivas quedas de março e, sobretudo, abril, resultantes das perspectivas negativas com o início da pandemia da Covid-19”, revela a pesquisa.

Confirmação do crescimento

Os índices de expectativa vinham se recuperando após a queda de abril, mas, até julho, ainda não tinham superado a linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. Em agosto, com novas altas, todos os índices se afastaram da linha divisória. Os indicadores de expectativas de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados registraram 52,8 e 52,3 pontos, após crescimento de 3,3 e 2,9 pontos, respectivamente. Os índices de expectativas do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços, por sua vez, alcançaram 54,3 pontos e 53,2 pontos, respectivamente, após avanços de 4,2 e 5,2 pontos em agosto, respectivamente.

Crescimento das atividades

No que se refere aos índices de evolução do nível de atividade e do número de empregados, apesar a pandemia, eles apresentaram melhor evolução em julho em relação a junho, superando suas médias históricas. O índice de evolução do nível de atividade alcançou 48,1 pontos em julho, uma alta de 3,8 pontos em relação a junho. Já o índice de evolução do número de empregados passou de 43,4 pontos em junho para 46,8 pontos em julho, aumento de 3,4 pontos. A pesquisa também indica que a atividade do setor segue em recuperação. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) teve novo aumento em julho (3%), atingindo 58%. Com a alta, a UCO recupera a maior parte da queda de março e abril e fica 1 pp acima do registrado em julho de 2019 e superior à média para o mês entre 2015 e 2017.

Aumento dos investimentos

Além disso, a Sondagem revela aumento de 4.7% na disposição de investir por parte dos empresários (39,5 pontos). Com esse aumento, o índice passa ganhar distância de sua média história (34,1 pontos), e se aproxima dos níveis pré-pandemia, quando registrava valores acima dos 40 pontos.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO