Saiba mais sobre as normas da ABNT para a Construção Civil

Postado em 05/09/2017 Leia em 4 minutos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma organização que tem como objetivo estabelecer alguns padrões a serem seguidos nos mais variados setores, inclusive no ramo da construção civil. Desde o ano de 2013, todas as construções que são feitas precisam, necessariamente, seguir a Norma de Desempenho de Edificações, elaborada pela própria ABNT. Mas o que significa essa norma?

Para quem não sabe, as regras da ABNT servem para garantir maior qualidade em todas as construções, uma vez que traz exigências em relação à segurança e conformidade de qualquer obra, pois faz com que os produtos utilizados sejam de qualidade e não causem problemas na estrutura futuramente.

Ao todo, são 881 normas destinadas para a construção civil. Isso mostra que o conjunto de regras é bem abrangente, e além de garantir maior qualidade para satisfazer os consumidores, garante a maior segurança futura para quem irá frequentar esse espaço e também para os próprios trabalhadores que estão construindo.

Dessa forma, a Norma de Desempenho de Edificações, também conhecida como NBR 15775, é dividida em seis partes, que são elas: piso, cobertura, sistema estrutural, requisitos gerais da obra, sistemas hidrossanitários e vedação. O controle tecnológico é um dos pontos que mais apresenta critérios de segurança e qualidade, somando 306 normas.

Leia também: NR 35: Conheça a norma de segurança no trabalho em altura

O conjunto de regras é extenso e com muitos detalhes. Dentre o total de 881 normas, existem algumas que merecem mais atenção e destaque, devido à sua grande importância. No entanto, já vale lembrar que o cumprimento de todas elas são essenciais.

Normas ABNT: Veja alguns itens de destaque

Segurança contra incêndios

Um dos cuidados mais relevantes diz respeito às instalações de gás e da rede de eletricidade. Além disso, o construtor deve se atentar também para os materiais que são usados nos acabamentos e revestimentos, pois todos eles devem evitar que, em casos de acidentes, o fogo se propague de maneira rápida.

Veja também: NR10: Conheça a norma de segurança em instalações e serviços de eletricidade

Além disso, deve-se pensar também que esses mesmos materiais não devem criar um bloqueio visual, que possa atrapalhar a fuga das pessoas caso ocorra um incêndio.

Resistência

Outro detalhe que deve ser levado em consideração para atender as exigências da ABNT é em relação à resistência. As lajes e telhados devem ser construídos de forma resistente, que não sejam afetados por qualquer vento ou tempestade, e acima de tudo, suporte o peso dos trabalhadores ainda na fase de construção. Atente-se a excessiva absorção a água!

Tubulações

Todas as tubulações instaladas também devem apresentar resistência, de modo que não venham a rachar com o passar do tempo e aguentem a pressão da água, sem apresentar vazamentos.

Paredes

Um dos tópicos que também merece destaque é em relação à resistência das paredes, as quais devem ser fortes e resistentes o bastante para não sofrerem com pequenos impactos e não apresentarem rachaduras em um curto espaço de tempo.

Durabilidade

E por fim, a norma da ABNT também prevê que o projeto estabeleça a durabilidade da construção, indicando quais são os prazos em que as peças deverão ser substituídas, além das manutenções que deverão ser realizadas.

Conclusão

Conhecer e respeitar as normas, seguindo todos os padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, é fundamental para garantir a segurança e qualidade de qualquer obra. Além de evitar multas, o cumprimento das normas pode trazer muitos benefícios, relacionados a otimização do tempo de trabalho e cumprimento de prazos estipulados.

Ao seguir as normas técnicas você também poderá utilizar selos de qualidade que irão valorizar ainda mais seu empreendimento.

Quer saber ainda mais sobre a normas da ABNT e adquirir conhecimento prático e teórico na construção civil? Não deixe de conferir os cursos em destaque do Instituto da Construção, torne-se um profissional capacitado e esteja preparado para o mercado de trabalho.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO