Como as mudanças climáticas podem impactar na construção civil?

Postado em 19/09/2017 Leia em 4 minutos

Como todo mundo já percebeu nos últimos anos o planeta vem dando sinais de mudanças, mostrando alguns efeitos que antes não eram conhecidos. Tudo isso porque a ação do homem na Terra alterou alguns fatores naturais, causando assim algumas mudanças climáticas, como o superaquecimento, tempestades e outros diversos fenômenos.

Diante disso, a população começa a se adaptar a essas mudanças, sendo que tudo que for planejado daqui em diante precisa levar em consideração esses fatores. O ramo da construção civil é um dos que mais consegue perceber como as condições climáticas interferem nas construções, precisando elaborar algumas técnicas para se preparar diante de possíveis adversidades.

Dentre os fatores recorrentes que mais interferem nas construções estão: seca, alta umidade do ar, chuvas frequentes, ventanias e calor intenso.

Confira como esses fatores causados pelas mudanças climáticas, podem interferir nas obras:

Tempo seco

Quando o problema está relacionado com o tempo seco, por exemplo, as obras costumam ter um custo bem mais alto do que o normal, uma vez que durante todo o processo se utiliza uma grande quantidade de água e, se houver a escassez, além de haver esse maior preço, o tempo de construção também aumenta, demorando mais para ser entregue.

No entanto, se o problema estiver associado à umidade extremamente alta do ar, as consequências para a construção são a demora de finalização, além de desperdício de material, pois se utiliza mais cimento para as massas, e estas, por sua vez, demoram mais para secar.

Muita umidade

Outro problema recorrente nas construções, que acaba interferindo diretamente no processo e até depois dele, acontece quando uma obra é instalada em área de muita umidade, onde ocorrem chuvas frequentes. Nestes casos, o perigo fica por conta das enchentes e inundações, que além de atrasarem as obras podem colocá-las em risco de deslizamento mesmo quando prontas.

Leia também: Blocos Cerâmicos: Atenção com a excessiva absorção de água

Em algumas localidades se tem a ocorrência frequente de chuvas e tempestades, onde os riscos são de desmoronamento, caso a obra não tenha sido pensada para resistir a esses fatores.

Excesso de vento e tempestades

Em áreas onde ocorrem muitas tempestades e ventania, o ideal é fazer o telhado preso à casa, pois evita que uma mudança de clima faça com que o telhado se desprenda e cause estragos significativos.

Além disso, quando há a incidência de fortes ventos, a casa precisa ser planejada com maior cuidado para evitar que, em casos de ventania, a pressão interna da casa aumente e apresente problemas na estrutura.

Como se precaver

A verdade é que não existe uma maneira de evitar que as mudanças climáticas deixem de acontecer, pois elas são fenômenos que fogem do controle. Por isso, a única maneira de amenizar os impactos e conseguir ter uma obra feita dentro do prazo – que, acima de tudo, resista a essas mudanças – é fazer o planejamento correto.

Você pode gostar: Qual a importância da Curva ABC no gerenciamento de obras?

O cuidado com as mudanças climáticas deve começar logo no planejamento da obra, antes que ela tenha início, e se estender até depois da conclusão da construção.

A melhor maneira de conseguir lidar com essas alterações, sem ter grandes prejuízos, é ter sempre um profissional qualificado acompanhando desde as etapas iniciais, pois ele saberá indicar as melhores alternativas para ter uma obra mais resistente, além de indicar os caminhos para conseguir lidar com todas as possíveis surpresas que possam surgir.

Conclusão

Estes são apenas alguns dos problemas e soluções para se ter uma obra de qualidade, sem sofrer tanto com as alterações do tempo. Por isso, o acompanhamento de um especialista é fundamental, pois ele saberá escolher os melhores recursos e soluções para cada tipo de obra.

Está em busca de mais conhecimento para planejar melhor as obras e evitar problemas?

Conheça o nosso curso de mestre de obras e aprenda com os melhores profissionais, através de aulas práticas e teóricas, como ter total controle no canteiro de obras.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO