Motivos pelo qual eletricistas autônomos devem usar uniformes

Postado em 27/06/2017 Leia em 4 minutos

Quando uma pessoa resolve trabalhar como autônoma, é necessário que ela tenha uma preocupação além de prestar um bom serviço, que é saber vender a sua imagem. Afinal, o indivíduo não terá o respaldo de uma empresa para garantir que seja acionado e é sua responsabilidade atingir o público-alvo. O tema que será abordado nesse artigo está dentro dessa ideia.

Porque eletricistas autônomos devem trabalhar uniformizados?

Quando se trabalha como eletricista em uma empresa, o uso do uniforme faz parte das regras que devem ser cumpridas. Mas eletricistas autônomos também devem trabalhar uniformizados, e você vai saber o porquê.

A primeira impressão é a que fica

Estar uniformizado quando você chegar até o cliente para prestar um serviço é fundamental para causar uma primeira impressão. Demonstra que você leva o seu trabalho a sério e que se preocupa com a forma de se apresentar.

É claro que apenas isso não é garantia de satisfação, mas não tenha dúvidas de que é um bom começo! Trata-se de adequação.

Profissionalismo

O eletricista autônomo deve transmitir profissionalismo sem ter o respaldo de uma empresa, conforme já foi comentado. O uso do uniforme também tem muita relação com isso. Quando você está uniformizado, passa a mensagem de que, naquele momento, está comprometido com o seu trabalho. Não é o “Jorge” que está na casa do cliente, mas sim o eletricista, o profissional que ele contratou.

Quando um cliente recebe um profissional caracterizado, ele invariavelmente se sente mais seguro, especialmente se estiver em sua casa esperando pelo serviço. E ser um bom profissional não significa apenas realizar um bom trabalho, mas também saber transmitir essa confiança para o cliente.

>> Leia também: Como um curso de eletricista residencial pode me ajudar a ter uma renda extra

Diferente da concorrência

Se estamos abordando o assunto é porque a maior parte das pessoas que trabalham como eletricista autônomo ainda não adotou o uniforme como uma parcela primordial da prestação do seu serviço.

Portanto, ao fazer isso, você já terá o seu primeiro diferencial competitivo para sair na frente da concorrência. Lembre-se de que as pessoas podem precisar dos serviços de um eletricista autônomo mais de uma vez.

Supondo que, em uma ocasião ela contratou você, que realizou um bom trabalho e estava uniformizado e, em uma segunda situação, não conseguiu entrar em contato e chamou outro profissional, que fez um trabalho tão bom quanto o seu, mas que não estava vestido adequadamente. Quem será chamado da próxima vez? Certamente, o uniforme será um elemento de destaque.

Lembre-se também de que a famosa “propaganda boca a boca” ainda é valiosa na construção de uma imagem. Trabalhar uniformizado vai dar mais um motivo para que as pessoas que conhecerem o seu serviço possam falar bem dele.

Conclusão

Ser um eletricista autônomo exige mais responsabilidades do que ser funcionário de uma empresa. É preciso ter uma visão empreendedora, especialmente em um mercado tão competitivo.

Por isso, nunca se esqueça de adotar medidas como essa, que parecem não interferir diretamente na excelência do trabalho, mas que ajudam a construir a sua imagem de uma forma mais positiva. Isso é fundamental para se manter como profissional independente.

Para pessoas comuns ou profissionais atuantes, que estão em busca de mais conhecimento e oportunidades no segmento de elétrica, existe um curso bem completo oferecido pelo Instituto da Construção, onde é possível aprender com profissionais altamente qualificados, através de aulas práticas e teóricas, como construir uma carreira de sucesso e tornar-se um excelente eletricista.

O curso tem um ótimo custo/benefício e um certificado de conclusão válido em todo território nacional, vale a pena conferir!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO