Montagem de andaimes tubulares: Como melhorar a produtividade da sua obra

Postado em 19/04/2018 Leia em 3 minutos

A utilização de andaimes tubulares na construção civil é uma alternativa extremamente prática e segura para a realização das obras.

A sua praticidade faz com que a execução das tarefas em superfícies mais altas ocorra de maneira mais produtiva e segura.

Facilitando assim o manuseio das ferramentas e materiais de forma mais cômoda.

A sua versatilidade leva cada vez mais os profissionais a aderirem a esse recurso, deixando para trás os arcaicos andaimes de madeira, e a fatigante tarefa de construí-los.

A montagem de andaimes tubulares permite que o profissional possa realizar tarefas de reforma, construção, pinturas, entre outras, de uma forma muito mais prática.

Confira abaixo algumas dicas e vantagens sobre a montagem de andaimes tubulares na sua obra:

Praticidade

A montagem de andaimes tubulares acontece de maneira fácil e rápida.

Geralmente as peças tubulares são rosqueadas ou encaixadas umas nas outras, e o peso e tamanho de cada uma é relativamente leve, facilitando o manuseio durante o processo de montagem.

Veja também: Medição de obras: Conheça ferramentas úteis para executar essa tarefa

Contudo, é preciso estar atento às medidas de segurança.

Para isso deve-se seguir o manual que segue com o produto, efetuando os devidos travamentos e respeitando os limites de peso recomendados.

Ao final da obra, as peças podem ser facilmente desmontadas e armazenadas para uma utilização futura, sem prejuízos e desgastes significativos devido a sua resistência.

A praticidade também está presente no armazenamento das peças, de modo que você poderá depositar cerca de 240 peças em um espaço de apenas 3 m².

Produtividade

A utilização de andaimes tubulares pode acelerar muito a conclusão da sua obra, se levarmos em consideração a sua praticidade em deslocamento e capacidade de armazenamento de materiais, podemos concluir que leva uma vantagem enorme em relação aos antiquados andaimes de madeira.

Além disso, o trabalhador consegue atingir uma superfície muito maior de cada vez, e com muito mais mobilidade e segurança.

Segurança

Essa é uma vantagem muito relevante dos andaimes tubulares, a sua estrutura não se deteriora facilmente, garantindo a segurança e estabilidade do andaime.

Por outro lado, as estruturas de madeira se desgastam e apodrecem mais facilmente, e nem sempre essas deteriorações são facilmente percebidas, podendo ocasionar acidentes, e na pior das hipóteses até mesmo fatalidades.

Você pode gostar: Vistoria de obras: O que é e qual sua importância?

Mas nem por isso temos que deixar de ter cautela ao utilizar um andaime tubular, pois qualquer trabalho oferece riscos, principalmente aqueles executados em alturas elevadas.

Para prevenir acidentes, é preciso seguir rigorosamente as instruções do fabricante durante a montagem do andaime, respeitando a altura máxima recomendada, posicionando o andaime em uma superfície estável e segura, fazendo os devidos travamentos e respeitando o peso máximo suportado pelo andaime para garantir a plena estabilidade e segurança ao operário.

Conclusão

Se levarmos em consideração todas as vantagens de utilizar um andaime tubular, a relação custo-benefício é excelente.

Seja para uso profissional ou esporádico, sem dúvidas é a melhor solução.

Pois, se você não utilizá-lo com frequência, ainda pode optar por alugá-lo, fazendo com que em pouco tempo, o seu equipamento possa se pagar, e eventualmente lhe trazer lucros.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO