Mestre de Obras: Quais as funções do profissional que atua nessa área?

Postado em 26/01/2017 Leia em 4 minutos

Uma construção mobiliza diversos profissionais: engenheiros, paisagistas, arquitetos, pedreiros, eletricistas, pintores, decoradores, mas quem coordena o processo de construção é o mestre de obras.

Apesar de não haver uma formação específica para essa área de atuação, é necessário muita experiência e conhecimento em construção civil. Além disso, já existem cursos que auxiliam na formação desses profissionais e também lhes confere mais credibilidade.

Principais funções

O mestre de obras é, portanto, responsável pela fiscalização da obra, do início ao fim. Ele analisa as instruções técnicas dos projetos com outros profissionais (por isso precisa conhecer e interpretar projetos), ajuda na instalação do canteiro de obras, monitora a equipe bem como os padrões de qualidade, controla todo o material assim como sua entrada e saída e coordena toda equipe.

E não para por aí. O mestre de obras também é responsável por resolver problemas e conflitos na obra e isso ocorre diariamente. A única certeza desse profissional em um dia de trabalho é o horário de início. Não há como saber se ocorrerão imprevistos e a melhor forma de resolvê-los. Por isso a importância da experiência desse profissional.

Além disso, o mestre fica responsável por:

  • Gestar os resíduos da obra e cuidar para que sejam os menores possíveis;
  • Controlar a quantidade de material usado para que também não sejam desperdiçados;
  • Coordenar a instalação das estruturas construtivas do canteiro de obras, o canteiro em si (demarcação da obra) e todo o processo de real edificação e acabamento;
  • Orientar a equipe a trabalhar dentro do cronograma e prazos;
  • Interpretar plantas, escalas e gráficos.

Temos um conteúdo muito interessante que fala sobre as vantagens em ser um profissional capacitado, e conseguir melhores oportunidades fazendo um bom Curso de Mestre de Obras, confira!

Outras aptidões necessárias ao mestre de obras

Das aptidões que vão além da área técnica, o mestre de obras precisa se comunicar bem com sua equipe. Ele é um líder e não um chefe, dando ordem atrás de ordem. Por isso deve ouvir sua equipe, pedir opiniões e traçar planos de ações viáveis. Como o mestre de obras trabalha com profissionais muito diferentes entre si, com vivências e formações diversificadas, é preciso criar um espírito comum em todos para que os resultados saiam como o planejado. Como construir é um trabalho que precisa ser feito em conjunto, uma equipe coesa é o ideal.

Além disso, o mestre de obras precisa agir de forma ética, imparcial e com retidão de caráter em todas as ações. A equipe tende a se espelhar no profissional e agir da mesma maneira garantindo o sucesso da obra.

E agora que você já sabe algumas das principais aptidões necessárias para ser um bom Mestre de Obras, veja neste outro post de nosso blog como conseguir o sucesso nessa profissão.

Área de atuação

As grandes cidades brasileiras sempre demandam de profissionais da construção civil, afinal estão em constante expansão. E quando falamos de grandes cidades, elas estão além do eixo Rio – São Paulo se deslocando para outros polos de crescimento como Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Vitória, por exemplo. Sempre haverá espaço para os mestres de obras, ainda mais para os que investem em qualificação e ampliam os seus conhecimentos.

Conclusão

Por isso se você é um mestre de obras, ou deseja atuar nessa área, invista em um bom curso na área. Além de ampliar os seus conhecimentos, você também amplia as oportunidades de bons trabalhos pela frente.

Você pode conferir a história de sucesso do Lucas Oliveira, que trabalhou 8 anos na área de metalúrgica em sertãozinho e resolveu fazer engenharia civil para trabalhar na área.

Ele resolveu fazer o curso de mestre de obras do Instituto da Construção exatamente pelas aulas práticas. Lucas diz que a universidade foca mais na teoria, já o Instituto da Construção leva os seus alunos para um verdadeiro canteiro de obras, exatamente como seria o seu trabalho no dia a dia.

Para conhecer mais detalhes sobre o curso de Mestre de Obras, baixe a apresentação no link abaixo e confira agora mesmo!! ↓↓↓

Apresentação do curso de mestre de obras do instituto da construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO