Mestre de Obras: Como conseguir o sucesso nessa profissão

Postado em 24/01/2017 Leia em 5 minutos

[mks_dropcap style=”square” size=”22″ bg_color=”#dd3333″ txt_color=”#ffffff”]O[/mks_dropcap] Mestre de obras é o profissional responsável pela supervisão de obras, sejam iniciadas do zero, até pequenas e grandes reformas. Podem trabalhar em casas, prédios, estabelecimentos comerciais ou até outras construções mais grandiosas.

Ele acompanhará o processo do início até a entrega e deve coordenar a entrada e saída de materiais, o trabalho dos pedreiros, além de ter muito jogo de cintura para resolver os problemas diários.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o mestre de obras?

Como é a profissão?

O mestre de obras normalmente não tem uma rotina bem definida, afinal diversos imprevistos ocorrem no canteiro de obras. Logo o profissional precisa ser firme em suas decisões e coordenar, como um líder, toda a equipe. Ele precisa ter amplos conhecimentos na área da construção civil e, a partir deles, verificar a qualidade da construção.

Posteriormente o mestre de obras é o responsável por tirar dúvidas e receber o auditor fiscal, que analisará a qualidade da obra, assim como motivos de atraso e funcionamento das frentes de serviço.

>> Veja também: Apresentação do Curso de Mestre de Obras do Instituto da Construção

Não é uma profissão fácil, pois exige conhecimento, experiência e espírito de liderança. Por outro lado há grandes possibilidades de crescimento na área, ainda mais em um momento que a construção civil está voltando a ter destaque e demandando diversos profissionais qualificados.

“Normalmente o mestre de obras trabalha em diversas construções e não apenas em uma. É uma rotina bastante corrida, porém recompensadora ao observar os ganhos financeiros, assim como o trabalho finalizado e bem feito.”

Responsabilidades do mestre de obras

O mestre de obras cuida do bom andamento da construção e interage com todos os processos, desde controle de fluxo de serviços, controle de materiais, andamento da obra no prazo estabelecido, leitura e interpretação de plantas, contato com auditores, pedreiros, engenheiros e de outros profissionais ligados à edificação, como eletricistas, serralheiros e pintores.

Se o profissional tem essas aptidões em dia e atualizadas com certeza ele vai se destacar no mercado de trabalho.

Comportamentos e atitudes adequadas

Além do espírito de liderança, o mestre de obras deve ser detalhista e saber que essa é uma profissão que exige que você se comunique bem, seja com os pedreiros, engenheiros e fornecedores. Ele é o ponto de comunicação entre as equipes, por isso deve ser engajado além de se preocupar com o perfeito andamento da construção.

Apesar de não existir exigências quanto à formação do profissional, este deve entender de construções, cálculos, medidas e conhecimento de desenho técnico. Para suprir essa demanda, o profissional deve buscar cursos de qualificação que vão direto ao ponto, ao ensinar técnicas específicas para colocar em prática.

Mas antes de iniciar qualquer curso, leia antes este outro post aqui do nosso blog, ele vai te ajudar muito neste momento: Como escolher o melhor Curso Mestre de Obras

Ascensão na carreira

Para se destacar na profissão é necessário ter qualificação e experiência. Em relação à experiência, esta é adquirida com o tempo, erros e acertos. Mas na qualificação você já pode pensar desde já.

Por isso se você deseja ter sucesso nessa profissão, faça cursos reconhecidos e certificados que te deixarão um passo a frente no mercado de trabalho. 

Um bom exemplo de ascensão na carreira é o Case de Sucesso do Lucas Oliveira, que trabalhou 8 anos na área de metalúrgica em sertãozinho, e resolveu fazer engenharia civil e trabalhar na área, ele resolveu fazer o curso de mestre de obras do Instituto da Construção exatamente pelas qualidade das aulas práticas.

Conclusões

Ficou muito claro que vontade e experiência às vezes não é o suficiente para ter sucesso nessa profissão, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional mais atualizado com certeza se destaca em relação aos demais, tendo mais chances de crescer e ter sucesso.

Conhecer bem a profissão e seus desafios é essencial para o bom desenvolvimento desse profissional, é preciso também ter bastante resiliência para lidar com conflitos e resolver problemas inesperados durante as obras.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse mundo, se qualificar e conquistar as melhores posições no mercado de trabalho, o Instituto da Construção oferece o melhor Curso de Mestre de Obras, com professores altamente capacitados te apoiando em aulas práticas e teóricas.

Além disso, o curso possui certificação válida em todo o país!

Quer conhecer mais sobre o curso?

Então baixe a apresentação no link abaixo e veja todos os detalhes agora mesmo!! ↓↓↓

Apresentação do Curso de Mestre de Obras do Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO