Manta térmica para telhado: Conheça suas vantagens e benefícios

Postado em 09/01/2018 Leia em 3 minutos

Um dos desafios para quem reside em um país tropical como o Brasil, cujas regiões sofrem com o calor intenso durante todo o ano ou boa parte dele, é manter uma temperatura amena nos cômodos internos de um imóvel.

Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.

Vejamos a seguir um pouco mais sobre manta térmica para telhado.

O que é a manta térmica para telhado?

Formada por uma folha de papel kraft composta por fios, revestida com uma ou duas folhas de alumínio de alta refletividade e baixa emissividade de radiação térmica e por uma malha de reforço mecânico de alta segurança e resistência, a manta térmica para telhado é basicamente uma barreira radiante.

Em outras palavras, ela bloqueia parte do calor refletido sobre o telhado, evitando que os ambientes se aqueçam demais e contribuindo para o controle da temperatura interna.

Vantagens da aplicação da manta térmica

Agora que você já conhece a manta térmica para telhado, vamos falar sobre as vantagens que ela oferece.

Além de fácil instalação, que não necessariamente exige mão de obra especializada, e do baixo custo de aquisição, o material pode ser comprado em qualquer casa de material de construção em bobinas com largura média de 1,20 m.

A principal vantagem da aplicação do produto é, sem dúvida, a redução do calor nos ambientes internos em até 5º Celsius, o que possibilita um espaço fresco e agradável.

Mas não é apenas no verão que a manta térmica pode ser útil. Nos dias frios de inverno, o material impede que o calor gerado nos cômodos do imóvel se perca com facilidade, tornando os locais mais quentes.

A utilização do material, que pode ser aplicado em diversos tipos de telhado, seja telha de fibrocimento, cerâmica e até mesmo telha metálica, ainda é ecologicamente sustentável, pois substitui o uso do ar-condicionado e outros equipamentos, reduzindo o gasto de energia elétrica.

Além dos benefícios já citados, a aplicação do material nos telhados possui outras vantagens:

  • É 100% reciclável;
  • Oferece resistência à umidade;
  • Não permite a propagação do fogo;
  • Em dias de chuva, reduz o ruído causado pela água nas telhas metálicas;
  • Evita infiltração de água e goteiras e aumenta a impermeabilidade do telhado;
  • Bloqueia a entrada de insetos e sujeiras pelo telhado;
  • Auxilia no conforto acústico quando composta por materiais como plástico bolha, pois ajuda a reduzir o barulho proveniente de fora;
  • É à prova de bactérias e fungos;
  • Não é atacada por animais como roedores.

É possível encontrar diversos tipos de mantas térmicas no mercado, cada qual com características específicas que asseguram conforto térmico ao imóvel, seja residencial ou comercial.

Antes de comprar, peça ajuda a um especialista para ter certeza de que está adquirindo o produto ideal para a sua construção.

Quer saber mais? Conheça nossos cursos em destaque e aprenda técnicas inovadoras que poderão alavancar sua carreira e os resultados do seu negócio. Torne-se um destaque na construção civil.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO