Instalação de piscina: Cuidados que você deve ter na hora da instalação

Postado em 17/04/2018 Leia em 4 minutos

Você com certeza já deve ter pensado em como seria bom ter uma piscina em casa, não é mesmo? Afinal, esse é o grande sonho de consumo da maioria dos brasileiros.

E não é para menos, as temperaturas durante o verão estão batendo recordes nunca antes alcançados, e quem sofre são aqueles que não podem se refrescar em sua piscina particular.

Mas se você finalmente vai realizar o sonho de ter uma piscina em sua casa, pare um pouco e leia nosso texto sobre cuidados que você deve tomar na hora da instalação.

Sabemos que deve estar ansioso, mas alguns minutinhos não vão fazer falta, não é? Vamos lá!

1 – A escolha do lugar onde a piscina ficará

Antes de sair instalando a sua piscina naquele lugar que parece perfeito no seu quintal, é preciso analisar muito bem esse espaço.

Veja também: Bricolagem: Conheça essa tendência que cresce a cada dia

Existem algumas plantas, por exemplo, que procuram por água e que podem chegar a trincar a sua piscina em busca da água.

Para casos mais específicos, é necessário realizar um estudo completo do solo do quintal, o que pode levar até 21 dias para ficar pronto.

2 – Sua piscina precisa ser funcional

Como já dissemos, não é recomendado sair instalando a sua piscina em qualquer lugar do quintal.

Antes disso, é preciso analisar a quantidade de luz diária que o local recebe, o tamanho do lugar (para escolher a piscina que melhor possa se adequar ao tamanho).

É preciso estar atento também ao local para onde a água da piscina escorrerá enquanto ela estiver sendo usada, o local ao redor da área de lazer, entre outros.

Atualmente, as piscinas de fibra de vidro estão se tornando as queridinhas no mundo das piscinas.

Isso porque elas apresentam um custo bastante baixo, sem falar em sua instalação que é a menos complexa da área.

3 – Sobre a instalação

Assim que o terreno que receberá a piscina for escolhido (levando em consideração o que citamos no começo desse texto), é preciso escavá-lo.

Como a fibra de vidro é um material mais leve, não se faz necessário o uso de vigas, malhas de ferro e argamassa, como acontece na instalação de piscinas de vinil, por exemplo.

Veja também: Revestimentos para piscinas: Conheça os diferentes tipos e características

O nivelamento da piscina é um fator importantíssimo, pois é ele que garantirá que a piscina não venha a rachar com o passar do tempo.

Quando o terreno já estiver escavado e nivelado, o processo de instalação começa realmente.

Colocada a piscina no buraco, deve ser inserida a bomba de água e as tubulações hidráulicas, ambas responsáveis pelo fluxo de água.

Após essa etapa, a parte que rodeia a piscina e que ainda está vazia deve ser preenchida com uma mistura que é chamada de “farofa” pelos profissionais da área, composta por terra, areia e cimento.

Aqui é importante ressaltar que, ao mesmo tempo em que essa massa preenche o entorno da piscina, ela precisa já receber água para ajudar no processo de assentamento.

Feito isso, basta cuidar do local ao redor da piscina, e transformar o seu quintal em uma verdadeira área de lazer.

Conclusão

Nesse artigo podemos conhecer alguns cuidados básico que devemos ter na hora de fazer a instalação de uma piscina.

Para se certificar que o processo de instalação da sua piscina seja feito de forma correta, não deixe de contar com o trabalho de um profissional.

Se quiser se especializar no assunto de instalação de piscinas e serviços voltados para construção civil, não deixe de conhecer os cursos em destaque do Instituto da Construção.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO