Instalação de chuveiro elétrico: Confira o passo a passo

Postado em 07/11/2017 Leia em 4 minutos

Para não ser pego de surpresa, é bom que todo mundo saiba como fazer a instalação de um chuveiro elétrico. Não é nada agradável se preparar para tomar aquele banho quentinho no inverno e, quando chegar no banheiro, descobrir que o chuveiro elétrico não funciona mais. No caso de isso acontecer, é essencial substituir o chuveiro e, obviamente, saber como fazer a instalação.

Porém, como todo eletrodoméstico, o chuveiro elétrico requer cuidados na instalação e manutenção. E para evitar esses riscos é preciso tomar algumas precauções, afinal ninguém quer levar um choque no meio daquele banho revigorante, não é mesmo? Além disso, todos sabemos que a combinação água e eletricidade pode ser fatal, portanto atenção total na hora de fazer a instalação.

Para que a água chegue quentinha até você, existe no interior do aparelho, uma resistência elétrica que em contato com uma corrente elétrica produz calor.

Para ajudar você nessa tarefa de instalação elétrica de um chuveiro, nós fizemos um passo-a-passo cheio de dicas. Confira abaixo:

Desligue a chave geral

A primeira dica para qualquer pessoa leiga começar a pensar em trocar o chuveiro é desligar a chave geral. Por mais que seja óbvio, não custa repetir: jamais lide com eletricidade enquanto estiver molhado ou descalço. Além disso, atente para a voltagem do chuveiro, que deve ser a mesmo do local de instalação.

Materiais necessários

Para fazer a instalação do chuveiro você irá precisar de: fita isolante, chave de fenda, fita veda-rosca e, obviamente, um chuveiro que funcione.

Veja também: NR10: Conheça a norma de segurança em instalações e serviços de eletricidade

Passo a passo

1 – Desligue o disjuntor para evitar choques;

2 – Verifique se não há vazamento nas torneiras do chuveiro. Se achar necessário, feche o registro da água. Devagar, vá tirando a fita isolante de todos os fios do chuveiro;

3 – É hora de mexer nos fios que ligam o chuveiro à rede elétrica (neutro, fase e terra, que serve para evitar choques no contato com a água, que é condutora de eletricidade). Desconecte os fios usando a chave de fenda;

4 – Retire o chuveiro queimado do cano, mas continue segurando o cano que sai da parede para não danificá-lo;

5 – Pegue a fita veda-rosca, que evita vazamentos, e passe-a no cano que sai da parede e no chuveiro novo;

6 – Com a fita isolante, faça a vedação de todas as conexões para prevenir choques. Usando a chave de fenda, parafuse os novos fios no conector de fios. Aqui é importante salientar que os fios não podem ficar frouxos senão esquentam e podem derreter ou desligar o disjuntor;

7 – Abra o chuveiro e deixe um pouco de água fria correr por alguns instantes antes de ligar a chave geral novamente. Isso vai evitar que a nova resistência queime. Também é indicado conferir se não há indicação de vazamentos por má vedação.

Veja também: Salário do eletricista: Qual é a média no Brasil?

Dicas de Segurança

Procure usar sapatos (pode ser chinelo, sandália…) com sola de borracha, que ajudam a proteger contra choques. Não fique descalço.

Se você não se sentir seguro para fazer a instalação ou continuar com muitas dúvidas, não coloque sua vida em risco. Chame um profissional da área que irá resolver esse problema para você de forma rápida e segura.

Caso queria se tornar um profissional qualificado e aprender tudo sobre instalações elétricas em geral, não deixe de conhecer o Curso de Eletricista do Instituto da Construção.

Alavanque sua carreira e consiga a tão sonhada renda-extra!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO