Conheça inovações que estão surgindo na construção civil

Postado em 01/10/2019 Leia em 3 minutos

O avanço tecnológico se amplia na área da construção civil trazendo muitas novidades para o desenvolvimento e execução dos projetos da área.

A partir de sistemas automatizados e da utilização de matéria-prima mais resistente, as construções tornam-se mais seguras e, devido à alta tecnologia utilizada, é viável a concretização de projetos em menos tempo e com menos riscos de falhas ou prejuízos. 

Dentre essas inovações na área de construção civil, destacamos:

Utilização de Drones nas construções

Os Drones são recursos utilizados na construção civil que possibilitam uma melhor visibilidade do projeto.

Com ele é possível determinar fatores como condição do solo e da superfície onde acontecerá a construção, capacidade para medir a temperatura, constatação de problemas no solo ou na área do projeto.

Além disso, tem a capacidade de proporcionar uma visão mais ampliada sobre o espaço onde a obra se desenvolverá, tendo a capacidade de alcance a lugares mais inacessíveis, em casos onde haja necessidade (como em lugares altos e com difícil acesso de visualização).

Impressão 3D e Realidade aumentada

O processo de impressão tridimensional é muito utilizado para a apresentação de formas que são utilizadas em maquetes e como meios de demonstração do projeto, ferramenta muito utilizada em projetos sustentáveis.

É comum a utilização de maquetes para uma melhor visualização do projeto, com os processos inovadores para as demonstrações da obra finalizada.

Na construção civil, os projetos podem ser apresentados a partir de uma realidade aumentada, que é a capacidade de projeção em 3D por meio de aplicativos, onde esse projeto pode ser compartilhado entre clientes e engenheiros.

Utilização de aço, concreto e bioconcreto

A construção civil atual aposta em materiais mais resistentes para os processos de construção e encontra no aço a segurança necessária para a execução da obra.

Já nas novas aplicações da construção civil, a sustentabilidade passa a ter maior incidência nos projetos, e o bioconcreto é um dos materiais utilizados nesses processos sustentáveis. 

Ele possui a capacidade de regenerar fissuras a partir de reações químicas por meio de processos naturais.

A tecnologia contribui de forma avançada no desenvolvimento e na execução dos projetos de construção civil.

Essas inovações se ampliam desde equipamentos digitais e informatizados e percorrem todo o segmento da engenharia com materiais de maior resistência e durabilidade.

Equipamentos de Proteção

As vestimentas dos profissionais engenheiros também passaram por mudanças nesse processo de desenvolvimento tecnológico, com a adequação dos uniformes e dos EPIs para recursos avançados e com capacidade de inteligência artificial.

Nessa perspectiva, a informatização é uma constante em todos os segmentos do mercado globalizado, compreendendo todos os seus meios de desenvolvimento.

Nesse contexto, se aplicam os processos de sustentabilidade que se fazem cada vez mais presentes nos projetos de construção civil.

A tendência é que se desenvolvam tecnologias de ponta capazes de conduzir de forma eficiente, futurista e inovadora grandes edificações pautadas em projetos seguros e sustentáveis.

Para aperfeiçoar os seus conhecimentos no setor civil, acesse a nossa página de cursos e seja um profissional qualificado na área com a qual você se identifica!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO