Índice de Confiança da Construção Civil é o maior desde 2014

Postado em 05/02/2020 Leia em 2 minutos

Medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção cresceu 2,1 pontos na passagem de dezembro de 2019 para janeiro deste ano. Mais uma prova da retomada do setor da construção Civil, essa foi a oitava alta consecutiva do indicador, que chegou a 94,2 pontos, maior patamar desde maio de 2014, quando tinha a marca de 94,6 pontos.

Leia também: Retomada de crescimento no setor de construção civil deve se consolidar em 2020

Índice de Confiança da Construção

O momento tem se apresentado cada vez melhor para a Construção Civil no Brasil e os empresários voltaram a ter segurança para investir. Para se ter uma ideia, o Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários da construção no momento presente, avançou 1,7 ponto e chegou a 84,3 pontos neste início de ano. A maior contribuição para esse resultado veio do componente “carteira de contratos”.

Índice de Confiança da Construção nos próximos meses

A tendência de fato é de crescimento em 2020. O ano começou bem, aproveitando bons ventos do fim de 2019, e os números seguem crescendo. Outro ponto importante é o Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado do setor em relação aos próximos meses. Este cresceu 2,4 pontos e alcançou 104,2 pontos, o maior valor desde setembro de 2012, com 104,5 pontos na época. Dos quesitos que compõem esse índice, a principal alta veio da demanda prevista para os próximos três meses.

FGV confirma retomada da construção Civil

Segundo a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo, em entrevista a revista Exame, o resultado de janeiro é um sinal do que deve ser a dinâmica predominante em 2020: um aumento do protagonismo da área de edificações, puxado pela melhora do mercado imobiliário residencial em 2019.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO