Índice de Confiança da Construção Civil volta a subir

Postado em 10/08/2020 Leia em 2 minutos

Uma excelente notícia para um dos setores mais importantes da economia brasileira. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 6,6 pontos em julho, passando para 83,7 pontos, na série com ajuste sazonal. A informação foi confirmada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, a média móvel trimestral do indicador avançou para 76,3 pontos. Essa é a primeira alta em quatro meses, o que demonstra uma nova retomada da Construção Civil.

Leia também: Governo Federal destaca importância da Construção Civil

Otimismo em alta na Confiança da Construção Civil

A melhora do ICST foi puxada pela redução do pessimismo dos empresários do setor em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE-CST) avançou 8,5 pontos, para 91,7. Com o resultado, o indicador já recuperou cerca de 72% das perdas observadas entre janeiro (104,2) e abril (59,9), quando chegou ao vale no ano.

Crescimento da demanda

O principal vetor da melhora partiu do indicador de demanda prevista, que subiu 9 pontos, para 92,1. O componente de tendência dos negócios também teve acréscimo, de 7,9 pontos, e atingiu os 91,1 pontos. Confiança da Construção é fundamental para o reaquecimento da economia.

Novos indicadores de crescimento

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 4,5 pontos, para 76. O indicador ficou 0,9 ponto acima do observado em julho de 2019, quando estava em 75,1 pontos. O resultado foi puxado pela melhora da percepção da situação atual dos negócios, que avançou 6,2 pontos, para 77,2. O indicador de carteira de contratos subiu 2,8 pontos, para 74,9, mas continua abaixo do nível pré-pandemia.

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO