Impermeabilizantes: Conheça os principais tipos

Postado em 03/08/2017 Leia em 4 minutos

Impermeabilizantes são substâncias hidro-repelentes, que impedem a penetração da água. Costumam ser usados para revestir peças e objetos que precisam ser mantidos secos, pois reduzem consideravelmente ou eliminam a porosidade (buraquinhos que tornam possível a entrada de líquidos) do material em questão, preenchendo os espaços vazios do material e isolando-o da umidade.

A impermeabilização é extremamente importante nas construções, pois ajuda a impedir que a água da chuva, do banho ou da lavagem cause umidade e infiltração em ambientes, evitando o surgimento e a proliferação de mofo e fungos, o comprometimento das estruturas da construção e gastos financeiros e de tempo.

A falta de impermeabilização pode gerar inúmeros problemas: pisos soltos, manchas na pintura, revestimentos descascados, problemas de saúde nos moradores, oxidação de batentes e das estruturas de proteção, desvalorização do patrimônio e, em casos mais críticos, pode comprometer a estabilidade e a segurança da construção.

Segundo estatísticas, cerca de 85% dos problemas encontrados em construções são originados por vazamentos e infiltrações. Por tudo isso, o uso de impermeabilizantes é fundamental na construção civil.

Entretanto, é preciso saber que existem diversos tipos de impermeabilizações. Os mais comum são os rígidos e os flexíveis. Quase todos os tipos de produtos para impermeabilizar devem ser aplicados por um profissional.

Impermeabilizantes rígidos

A impermeabilização rígida é indicada para edificações que não se encontram expostas a mudanças de temperatura, tornando a área impermeável através da inclusão de aditivos químicos, somados a outros elementos, como uma granulometria correta dos agregados e outros.

Leia também: Conheça os erros mais comuns na concretagem e saiba como evitá-los

Esse tipo de impermeabilizante não trabalha em conjunto com a estrutura em que é aplicado, o que impede seu uso em áreas que ficam expostas a grandes variações de temperatura (baixas ou altas), sendo indicada apenas para locais que não correm o risco de sofrer fissuras ou trincas, como: subsolo, poço de elevador, galerias, piscinas enterradas, piso externo reservatório inferior de água (enterrado), entre outros.

Impermeabilizantes flexíveis

Já na impermeabilização flexível encontramos materiais e produtos que podem ser aplicados em edificações sujeitas ao surgimento de fissuras ou trincas, ou seja, podem ser usados em locais que sofrem grandes mudanças de temperatura.

O impermeabilizante flexível pode ser aplicado em piso frio (cozinha, banheiro, área de serviço), galerias de trens, lajes (maciças, pré-moldadas, mistas), reservatórios de água superior, calhas grandes, espelhos d’água, piscinas suspensas, coberturas, varandas e terraços.

Veja também: Porcelanato Líquido, você sabe o que é?

Existem dois tipos distintos de impermeabilizantes flexíveis: os moldados no local (membranas) e os pré-fabricados (mantas). No sistema moldado no local, a aplicação pode ser feita quente enquanto as emulsões e soluções podem ser feitas a frio. Suas espessuras são variadas e é preciso aplicar o impermeabilizante em camadas superpostas, sendo que cada tipo possui um tempo de secagem específico.

Nos sistemas pré-fabricados as espessuras são definidas e controladas e geralmente podem ser aplicados apenas em uma camada. São indicados para áreas com 50m² ou mais.

Conclusão

O mais importante em qualquer obra ou problema que surgir é contar com a ajuda de um profissional capacitado, que saiba qual produto impermeabilizante utilizar e como aplica-lo corretamente.

Você é entusiasta do assunto ou trabalha na construção civil e quer saber muito mais? Não deixe de conferir os cursos em destaque do Instituto da Construção, são cursos profissionalizantes com aulas práticas e teóricas, ministrados por profissionais altamente capacitados.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO