Gesso Drywall: Tudo que você precisa saber!

Postado em 12/09/2017 Leia em 4 minutos

O Gesso Drywall, também conhecido como gesso acartonado, nada mais é do que uma placa formada basicamente por gesso e uma espécie de papel cartão. Hoje em dia, graças a sua popularidade, é possível encontrar os mais diversos tamanhos e formas no mercado.

Para se ter uma ideia, a espessura das placas varia de 10 a 18 mm, enquanto que a largura e o comprimento são os mais variados, justamente para satisfazer as mais diferentes necessidades.

O Gesso Drywall é um dos materiais mais procurados e utilizados nas construções nos dias de hoje, substituindo até mesmo as paredes de concreto, que são as mais tradicionais quando o assunto é construção. Isso porque o gesso acartonado acaba sendo muito mais fácil de aplicar, além de ser também muito mais barato.

Outro diferencial que faz com que o gesso acartonado ganhe esse destaque é que, por ser de fácil uso e não demandar tanta mão de obra, uma vez que já vem praticamente pronto, há redução significativa no tempo de conclusão da obra.

Como instalar o Gesso Drywall?

A instalação das placas de gesso é fácil; no entanto, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional, que saberá como fazer essa instalação da maneira correta.

Primeiro passo

Em primeiro lugar, você deve saber que as placas de gesso não são instaladas por si sós, ou seja, é preciso ter uma base estrutural para que elas sejam colocadas. Essas bases podem ser de madeira ou de aço, dependendo da sua necessidade.

Além disso, existem diferentes tipos de placas de gesso drywall, portanto você precisa conversar com o profissional, explicar as suas expectativas e o que será instalado na parede para que ele possa indicar a melhor opção para você.

Está em busca de oportunidades profissionais?
Confira 5 motivos para começar a fazer um Curso de Gesso Acartonado o quanto antes

Depois de ter escolhido a placa de gesso que será utilizada em sua construção, o primeiro passo é a fixação dos perfis estruturais, que servirão de base para as placas de gesso logo em seguida.

Antes de instalar as placas de gesso

Antes de iniciar a instalação, é importante fazer o cálculo certo para se certificar de que as placas serão suficientes para a parede. Isso porque, na maioria das vezes, o tamanho das placas não bate muito bem com o tamanho da parede desejada; assim, é preciso cortar algumas placas para que elas se encaixem perfeitamente.

Cortando as placas

É importante tomar o máximo de cuidado ao cortar as placas de gesso, colocando-as sempre em uma superfície lisa, plana e extremamente seca, de modo que o corte saia perfeito e não deixe um mau acabamento.

Depois de cortar todas as placas, é a hora de instalá-las nas bases estruturais. Para fazer a fixação, é bom usar parafusos drywall, os quais devem ser colocados com, no máximo, 25 cm de distância entre um e outro.

Acabamento final

E por fim, a última etapa é o acabamento. Para isso, você deverá passar uma mão de massa para junta. Depois, é preciso colocar fitas em todas as juntas e cantos e, em seguida, passar outra mão de massa, não se esquecendo das juntas e dos parafusos.

Espera-se secar, e o último passo é lixar a parede para que ela fique nivelada e com um bom acabamento.

Conclusão

Seguindo os passos, pode até parecer complicado, mas não é. Pelo contrário, o gesso drywall é muito mais prático, rápido e mais barato.

Ao utilizar o gesso drywall, as paredes do seu imóvel ganham em qualidade e beleza. Se procura por um bom custo x benefício, essa é uma ótima opção.

Quer saber mais sobre instalação de Gesso Drywall? Conheça o curso do Instituto da Construção e aprenda tudo sobre gesso e pintura, através de aulas práticas e teóricas!

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO