Estruturas em painel: alvenaria estrutural e paredes de concreto

Postado em 13/07/2017 Leia em 3 minutos

Quando falamos em construções em alvenaria, a possibilidade mais comum e tradicional é a opção por concreto armado com pilares e vigas dispostos de acordo com o padrão conhecido como estrutura linear, na qual os elementos de construção são alinhados de forma horizontal nas faces e vertical nas extremidades.

Entretanto, uma opção mais moderna e que apresenta muitas vantagens é a estrutura em painel. Você já ouviu falar nela?

O que é estrutura em painel?

A estrutura em painel é a junção da alvenaria estrutural com as paredes de concreto de determinada obra. Recebe esse nome, pois, juntos, a alvenaria e o concreto funcionam como pequenos blocos reunidos que, ao contrário das estruturas lineares tradicionais, podem agir traçando um caminho superficial. Na forma tradicional, o único caminho possível para essas estruturas é linearmente, como o nome sugere.

Principal vantagem

A principal vantagem é que a estrutura em painel funciona de forma 2 em 1. Isso porque, nesse formato, as paredes de vedação também funcionam como paredes estruturais, otimizando consideravelmente o trabalho da equipe envolvida na construção. Afinal, nesse esquema não há a necessidade de passar por dois processos diferentes, já que uma mesma técnica resolve duas necessidades de trabalho diferentes.

Ao acabar a estrutura no esquema em painel, os responsáveis pela construção já terão em mãos a maior parte das paredes internas da construção, que também já estará pronta. Além disso, toda a parte de instalação de sistemas elétricos também estará finalizada. Seguindo o raciocínio, nem é preciso dizer que o tempo de duração da obra pode ser reduzido em até 40%. Isso também acarreta um significativo corte de gastos, barateando muito todo o processo.

Você pode gostar de: Conheça os erros mais comuns na concretagem e saiba como evitá-los 

Vantagens estruturais de uma estrutura em painel

Na estrutura em painel há uma ligação permanente entre todos os painéis, o que permite que os valores das cargas (que nesse cenário têm a possibilidade de se movimentar entre os painéis) sejam uniformes. Isso diminui drasticamente o risco de deformações, já que quando há uma discrepância entre dois painéis, as cargas se movimentam do que possui mais cargas em direção ao que possui menos cargas.

Todo esse processo garante uma uniformidade que, por sua vez, proporcionará muito mais estabilidade e níveis de resistência o mais próximo possível da uniformidade em todo um mesmo local (como um mesmo apartamento, casa ou até um mesmo andar).

Projeto de sistemas de estrutura em painel

Na estrutura em painel a parede toda é, por si só, uma grande estrutura complexa. Dessa forma, o projeto do sistema deve ser mais detalhado, além de ser feito com uma pitada maior de atenção em relação aos projetos de estruturas convencionais.

É preciso pensar em como tornar compatíveis e integrar todos os componentes que farão parte das paredes internas e externas, e, principalmente, prestar uma atenção especial à capacidade de cada parede para aguentar peso e suporte.

Também será preciso pensar com atenção na verticalidade das instalações elétricas para que tudo saia conforme o planejado.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO