Eletricista: O que faz o profissional dessa profissão?

Postado em 18/07/2017 Leia em 3 minutos

Você sabe o que faz um eletricista?

Se você está em busca de escolher uma boa profissão, ou se está tentando mudar de área, já pode ter se perguntado qual é a função do profissional eletricista. E se você é um eletricista, certamente já foi questionado sobre o que faz no seu trabalho.

O eletricista é aquele profissional que executa instalações, reparos e vistorias em sistemas elétricos, podendo cuidar de instalações industriais, residenciais ou prediais.

Existem várias formas de se capacitar nessa área: cursos técnicos, profissionalizantes e graduação em engenharia elétrica.

É possível também fazer cursos voltados para áreas específicas de atuação, como técnico em eletrônica, eletricista instalador, entre outros.

Áreas de trabalho

De forma geral, existem 3 áreas de atuação que podem ser seguidas por um eletricista: residencial, predial e industrial. Em qualquer uma dessas áreas o profissional de elétrica vai precisar realizar tarefas como:

  • Elaborar pequenos projetos;
  • Vistoriar instalações;
  • Execução de instalações;
  • Manutenção preventiva, corretiva e preditiva;
  • Elaborar propostas comerciais.

A manutenção, alvo da maioria dos profissionais, é um conjunto de ações administrativas e técnicas com o objetivo de manter ou recolocar um item em um estado em que seja capaz de desempenhar sua função corretamente.

A área de manutenção pode ser dividida em:

  • Manutenção Preventiva: inspeciona e faz ações para manter os equipamentos ou instalações em pleno funcionamento, eliminando situações que possam causar defeitos.
  • Manutenção Preditiva: planejamento e acompanhamento dos dispositivos e equipamentos, segundo a sua vida útil. A substituição dessas instalações é feita de acordo com a vida útil indicada pelo fabricante ou pelo limite estabelecido pelo responsável pela manutenção.
  • Manutenção Corretiva: mais comum e conhecida, consiste em consertar um equipamento, instalação ou dispositivo após o aparecimento de um defeito. Geralmente é necessária quando não fazemos a manutenção preventiva/preditiva adequadamente.

>> Quer ter sucesso como eletricista autônomo? Confira essa dicas

O eletricista precisa, ainda, estar apto a desenvolver pequenos projetos, como a instalação elétrica de uma residência, e fazer dimensionamentos para realizar manutenções ou instalações. Ele precisa também estar preparado para inspecionar e fazer vistorias em instalações e avaliar a eficácia e segurança dos elementos que compõem a instalação.

Habilidades necessárias

Trabalhar por conta como eletricista pode ser bastante rentável. Além dos conhecimentos necessários em elétrica, do preparo e capacitação, o profissional que decide seguir carreira de forma autônoma precisa ter também outras habilidades.

A primeira é saber lidar com pessoas, já que na maioria das vezes irá prestar serviços em residências – então ele deve saber responder as perguntas do cliente da forma mais clara e simples possível e ter jogo de cintura.

É importante também que o eletricista saiba fazer um orçamento justo para ambas as partes e com todas as informações bem detalhadas.

Valorize o seu trabalho, mas prove ao cliente sua capacidade técnica e seja transparente.

A profissão de eletricista oferece uma área ampla de atuação, com diversas possibilidades para o profissional e com boa capacidade de absorver novos trabalhadores. É também uma ótima opção para quem quer começar seu próprio negócio sem gastar muito.

Se você está interessado em ser eletricista, vá em frente, o momento é ideal e tem tudo para dar certo!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO