Confira dicas úteis para remover vaso sanitário

Postado em 30/11/2017 Leia em 4 minutos

Cinco etapas para remover vaso sanitário sem precisar de um profissional.

O vaso sanitário de cerâmica é um dos objetos mais resistentes e duradouros da nossa casa. Com o uso contínuo e o passar do tempo, ele pode ficar velho ou quebrado, sendo necessária a troca. Pode parecer difícil a retirada desse utensílio e muitos chamam profissionais especializados em serviços do gênero. Mas, o que alguns não sabem, é que remover um vaso sanitário não é complicado e pode ser feito por qualquer um.

É necessário, contudo, cuidados. Abaixo ensinamos, passo a passo, como remover seu vaso sanitário.

Passo 1: esvaziando o vaso e caixa de descarga

A primeira coisa a se fazer é fechar o registro responsável por levar a água ao vaso e a caixa. Muitos estão no banheiro, mas caso não encontre uma válvula neste local, feche o registro geral. Na sequência é só dar a descarga que a água irá embora. Panos e esponjas podem auxiliar a remoção da umidade que sobrará no fundo de ambos.

Passo 2: separe a caixa do vaso

Os vasos sanitários contém parafusos que a ligam a caixa de descarga, por isso é necessário o uso de uma chave de grifo ou catraca. Em média são dois parafusos em cada lado, mas alguns modelos podem apresentar pinos no centro. Removidos, tire lentamente a caixa do vaso, tendo cuidado com a mangueira e, em seguida, deixe-a longe do vaso para não atrapalhar.

Veja também: Bricolagem: A tendência que cresce a cada dia

Passo 3: desconectando a mangueira

Temos dois tipos de mangueiras que transportam a água do encanamento: as de PVC e de ferro. Em ambas você necessitará de uma chave de grifo ou alicate. Deixe uma bacia ou balde embaixo porque escorrerá um pouco de água. Gire o suporte da mangueira no sentindo anti-horário, mas não com muita força para não quebrar a estrutura. Separe e deixe a mangueira em outro local.

Passo 4: retirando os parafusos do chão

Com um alicate ajustável você retirará os parafusos que prendem o objeto de cerâmica. Ele pode conter uns ‘círculos’ ou ‘bolinhas’ que são as capas de proteção e devem ser retiradas. Na sequência, force as porcas e em seguida tire os parafusos. Caso não consiga com o alicate, procure uma chave, como a de boca, que faça o serviço. Óleos lubrificantes podem ajudar no processo. Se nada der certo, deverá utilizar uma serra em arco ou serrote.

Vai usar a furadeira? Saiba como detectar encanamentos e fiações, e evite acidentes

Passo 5: removendo a vedação e retirando o vaso

Aqui você literalmente precisará raspar os cantos da base externa do vaso sanitário com uma espátula de metal. Vá mexendo, de um lado para o outro, até ele parecer um ‘dente de leite’ prestes a ser retirado. Isso contribuirá para retirar a vedação interna do objeto – que liga ao cano de esgoto, no chão, e que é vedado por um anel. Retire apenas quando perceber que ele está prestes a se soltar, evitando acidentes ao utilizar muita força.

Separe o vaso, assim como fez com a caixa de descarga, e termine de tirar toda a vedação que ficou no anel que liga a cerâmica a tubulação do chão. Depois lixe, deixando a superfície lisa e pronta para receber um novo vaso. É recomendável que você tape o buraco no chão, evitando o mau cheiro (que pode ser fortíssimo e causar ânsias), com um balde e um pano.

Conclusão

Viu só como é fácil remover um vaso sanitário? Lembre-se: tenha calma e cuidado no momento da retirada. Se precisar, utilize serras ou serrotes para retirar os pinos fixados ao chão. Antes de fazer a troca do vaso sanitário, confira se não há nenhuma estrutura, como o cano que liga ao esgoto, comprometido. Com esses passos você ficará muito tempo sem trocar este utensílio tão importante em nossas casas.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO