Dicas para pintar sua casa como um profissional

Postado em 25/04/2017 Leia em 4 minutos

Pintar uma parede pode parecer uma tarefa fácil, mas possui alguns “segredos”. Conheça neste post algumas dicas que podem facilitar ou desmistificar algumas lendas relacionadas a pintar uma casa.

Pintores de primeira viagem podem até achar que a pintura é algo fácil de fazer. De fato, não é um monstro de sete cabeças, mas exige uma série de cuidados e atenções que podem fazer a diferença na qualidade de seu serviço.

Use a tecnologia a seu favor

Os smartphones hoje em dia contam com ferramentas interessantíssimas que podem ajudar muito para que sua pintura fique de acordo com a sua vontade. Há cerca de vinte anos, não seria possível, por exemplo, saber como sua parede ficaria antes de pintá-la, mas hoje sim! Os celulares contam com aplicativos que se baseiam em fotos da sua parede para simular o resultado da pintura em determinada cor. Certamente a simulação não ficará perfeita, mas será possível ter uma boa base.

Outro aplicativo muito interessante pode ajudar a evitar o desperdício de tinta. Programas para smartphones e tablets calculam a quantia aproximada de tinta que será necessária para a pintura de uma área “x” de parede. Com as estimativas do programa, certamente haverá economia. Caso o aplicativo erre para menos e falte tinta, basta comprar uma lata nova (é melhor do que ter uma lata de tinta aberta com 70% de sobras).

Cuidados simples e ideias eficazes

As próximas dicas dizem respeito ao momento de pintar sua casa. Elas são simples, fáceis de se fazer, mas podem representar grande economia e mais eficiência para sua pintura. A primeira delas é: não pinte diretamente da lata. Colocar e recolocar o pincel na lata pode fazer com que a sujeira do ambiente comprometa a qualidade da cor da tinta dentro da lata. O mais recomendável é colocar parte da tinta em outro recipiente, mantendo a da lata intacta.

Veja também: Aprenda a criar um orçamento de pintura para áreas externas

Caso seja necessário pintar com a tinta na lata mesmo, a dica é fazer um pequeno furo no espaço que segura a tampa, onde normalmente se tira o excesso de tinta do pincel, ao mergulhá-lo no líquido. Isso evita que a tinta transborde, voltando para dentro da lata.

O tipo do instrumento de aplicação

As duas formas mais comuns para se pintar uma parede são com pincéis e rolos. Com relação aos pincéis, atente para o tamanho e o tipo de cerdas: cerdas inclinadas conseguem absorver mais tinta da lata do que do que cerdas retas. Em relação aos rolos, vale ressaltar que rolos maiores são mais indicados para paredes ásperas, e vice-versa.

Veja também: Saiba quais são os principais problemas de uma reforma, e saiba como evitá-los.

Garanta uma pintura limpa, homogênea e bonita

É muito mais fácil pintar uma parede lisa. Isso quer dizer que se recomenda a retirada de interruptores, tomadas e outros objetos que estejam instalados junto à parede. Caso não seja possível a retirada, indicamos que eles sejam protegidos com fitas adesivas ou jornais velhos, para que não fiquem manchados com eventuais pinceladas acidentais.

Acabou o serviço e sobrou tinta? Não há problema! As tintas possuem prazo de validade indeterminado, e, se armazenadas adequadamente (em um lugar seco e de temperatura ambiente), podem servir para dar retoques adicionais por meses.

Conclusões

Como você pode ver, pintar como um profissional não é uma tarefa impossível, mas é preciso ficar atento a vários detalhes importantes. E até mesmo um pintor profissional pode cometer pequenos deslizes durante o trabalho, portanto sempre busque conhecimento técnico antes de iniciar uma pintura.

Se você gostaria de realmente pintar como um profissional e ainda ganhar dinheiro com essa atividade, não deixe de conhecer o Curso de Pintor de Obras do Instituto da Construção, nele você aprende na prática tudo que um pintor profissional vive no dia a dia da profissão. Confira ↓

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO