Instalação de Ar Condicionado: Dicas para execução do serviço

Postado em 07/03/2017 Leia em 4 minutos

O ar condicionado é um equipamento quase obrigatório em ambientes comerciais e corporativos e bastante comum nas casas dos brasileiros que residem em regiões mais quentes.

Afinal, não há como ser produtivo ou descansar com temperaturas muito altas.

Mas para ter o ar condicionado plenamente ao dispor, é preciso atentar à instalação. Tal instalação de ar condicionado só pode ser feita por um profissional capacitado e especializado, afinal, o aparelho possui um funcionamento complexo. Por exemplo, para instalar um ar condicionado Split, é necessário estudar o local em que será colocado e fazer o cálculo térmico do ambiente para somente depois disso instalá-lo de fato.

Por isso, confira as dicas especiais que separamos para lhe ajudar na instalação de ar condicionado:

Local de instalação de ar condicionado: pense com cuidado

É necessário verificar o ambiente de instalação do ar condicionado, afinal, a capacidade dele está ligada à incidência de sol no local bem como o seu tamanho. A capacidade, medida em BTU, é a unidade de medida usada no Reino Unido que determina a potência do aparelho.

Em aparelhos Split, uma parte do ar condicionado fica para dentro do local e a outra para fora. Por isso, analise o quanto de sol bate no local a fim de definir quantos BTUs são necessários nesse caso específico.

Instalação elétrica e dreno: atenção a estes dois fatores

Analise a tensão do equipamento de acordo com a disponível no local. Se a alimentação elétrica tem a tensão que o aparelho precisa, seja 127v ou 220v, pode-se fazer a instalação de ar condicionado. Você também precisa fazer a furação para passagem do dreno, o qual canaliza a água condensada que escoa do equipamento. Ele não pode ficar muito alto ou curvado, pois isso dificulta a saída, levando a água a cair dentro do ambiente.

Para realizar a instalação de um ar condicionado tipo split, você vai precisar de:

→ tubulação frigorífica, ou seja, os tubos em alumínio ou cobre com bitolas e espessuras de acordo com a capacidade do ambiente;

→ tubulação para instalação elétrica, que consiste na tubulação dimensionada de acordo com a capacidade e fiação necessária para instalação do ar condicionado;

→ tubulação de drenagem, que são tubos de PVC que se conectam à drenagem pluvial da casa.

Veja também: 5 motivos para fazer Curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado do Instituto da Construção

Isolamento térmico: importante para o funcionamento

O ar condicionado possui tubos de cobre que são isolados termicamente, usados para conduzir o ar refrigerante para as unidades condensadora e evaporadora. Por isso, para isolar, é necessário ter espuma elastomérica, que evita problemas como ganho de calor nos tubos de cobre, por exemplo.

Já que estamos falando sobre instalações de ar-condicionado, veja esse post em nosso blog que fala sobre como um curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado pode te ajudar a ganhar mais dinheiro.

Conclusão

Como você pode notar, não se trata de um processo simples, por isso, o ideal é que seja feito por um profissional especializado. Assim, o processo de manutenção também fica garantido, para que ao menos de seis em seis meses o aparelho seja revisto para limpeza e manutenção de peças.

Se for fazer sozinho e se tem algum conhecimento de causa, leia atentamente o manual para não errar. Afinal, o aparelho mal instalado pode gerar problemas de funcionamento bem como colocar em risco as pessoas no ambiente.

Entre em um dos mercados mais aquecidos do momento e aumente seus ganhos financeiros em pouco tempo ↓↓

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO