Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

Postado em 11/04/2017 Leia em 4 minutos

A casa própria é um sonho para muitas pessoas; entretanto, vivemos um tempo de crise, em que é raro dispor de recursos à vontade para se fazer uma obra que custe caro. É sempre possível economizar um pouco aqui e ali, porém alguns cuidados são necessários para que as economias não tirem a qualidade dos materiais e serviços, fazendo com que o barato saia caro.

Economize com a obra sem perder qualidade no resultado final

Neste artigo, você conhecerá algumas maneiras de promover economias em sua obra sem comprometer a qualidade do resultado final. Veja como diminuir os custos da obra.

Economize desde antes da obra

O primeiro passo para economizar está em planejar a obra adequadamente. Contrate um arquiteto e um engenheiro para fazer o desenho da obra e, de antemão, lhes avise sobre o limite de recursos que poderão ser gastos para a empreitada. Isso fará com que eles adéquem os gastos, materiais e características da obra ao orçamento desejado.

Leia também: Dicas úteis para contratar um pedreiro ideal

Um bom projeto não envolve apenas um bom pessoal, bons materiais e um bom serviço, mas o solo onde a casa será construída é extremamente importante. Peça um estudo sobre a topografia e as condições do terreno, visando realizar eventuais adequações possíveis antes mesmo de começar o alicerce, uma vez que realizar modificações de base com a obra já em andamento representará prejuízo e perda de tempo.

Compre todo o material de uma vez

Uma das formas de economizar dinheiro na obra está no momento da compra do material. Após conversar com engenheiros, arquitetos e mestres de obras, tenha uma expectativa de quanto será gasto em material e quais itens serão utilizados. Visite lojas de material de construção e faça a cotação dos valores – para obras completas como estas, as lojas costumam oferecer condições de pagamento facilitadas, além de descontos que podem fazer a diferença no orçamento.

Reserve ainda uma pequena quantia de dinheiro acima do esperado para eventuais compras de materiais que se façam necessárias sem terem sido contempladas pelo planejamento prévio.

Faça escolhas inteligentes de material

A compra de materiais não costuma ser orientada apenas pelo preço – afinal, materiais muito baratos podem apresentar uma má qualidade, pouca vida útil e, consequentemente, comprometer a qualidade da obra concluída depois de meses ou anos. Portanto, na hora de escolher os materiais, tenha em conta uma boa relação custo benefício. Apesar disso, ainda é possível economizar em termos de valores.

Leia também: Conheça os blocos para construção civil sustentáveis, feitos com lixo plástico dos oceanos

No que diz respeito a portas, janelas e telhados, por exemplo, é possível economizar ao se utilizar portas e janelas de alumínio, que não exigem outras estruturas auxiliares, tem menor preço e ainda assim apresentam boa qualidade. Projete cômodos que possam ser conectados através de um vão de porta, e, em relação aos telhados, invista em um telhadista especializado para não ter dores de cabeça posteriores.

Parte hidráulica e acabamento

Estas são outras duas etapas que consomem uma quantia considerável de recursos em uma obra. A parte hidráulica pode ser muito mais econômica em termos de material e tempo de execução da obra se os banheiros, a cozinha e a área de serviço forem dispostos em um espaço específico em conjunto.

Nos acabamentos, prefira usar tintas acrílicas ou de PVA com selador, sem necessariamente aplicar massa acrílica previamente – o resultado ainda apresenta boa qualidade. Pisos de cimento queimado ou cerâmica apresentam um custo acessível e ainda um bom resultado, principalmente para regiões quentes, por reter pouco calor e manter a casa com um clima agradável.

Você tem mais alguma dica diminuir o custo da obra?

Existem muitas formas de economizar antes e durante a sua obra, basta ficar atento e correr atrás dos pequenos detalhes, certamente você vai conseguir poupar dinheiro e finalizar a sua obra sem dores de cabeça.
Uma outra forma alternativa para diminuir o custo da obra, é colocar a mão na massa e fazer você mesmo alguns trabalhos. E para te ajudar nessa missão, preparamos um mini-curso de reparos domésticos que te ensina a realizar reparos em: Cozinhas, Banheiros, Lavanderia, Sala de Estar e até no Escritório!

Cadastre-se e receba as aulas em seu email, confira ↓↓↓

[Curso Grátis] Manutenção e Reparos Domésticos

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO