Dicas para conseguir emprego no mercado da construção civil

Postado em 08/08/2017 Leia em 4 minutos

A crise econômica no Brasil deixou muitas pessoas desempregadas, e na indústria da construção civil não foi diferente. Porém, a boa notícia é que há vagas abertas e oportunidades para aqueles profissionais capacitados que se destacam no mercado.

Por isso preparamos esse post para você, dando 5 dicas para aumentar as suas chances de ser selecionado na hora de conseguir emprego na área da construção civil. Confira!

DICA 1: Seu currículo, sua vitrine

É a parte mais importante e uma etapa decisória para o recrutador. É através do seu currículo que o recrutador decide em chamar ou não a pessoa para uma entrevista. A primeira dica é: seu currículo não pode ter mais do que duas páginas! Os recrutadores não dispõem de tempo para analisar currículos que parecem mais livros, cheio de detalhes que não são relevantes para a vaga.

O que leva você à segunda dica sobre o currículo: o mesmo currículo não pode ser enviado para diferentes vagas. É preciso que você leia atentamente os requisitos da vaga e sempre adapte o seu currículo, destacando informações que o recrutador daquela vaga ache mais interessante.

Utilize o LinkedIn e mantenha-o sempre atualizado. Lá você pode ter um perfil mais completo, com cursos, formações e tudo referente a sua vida profissional. Vale lembrar que é uma rede profissional, por isso atue nesta rede como um profissional e não divulgue nada da sua vida pessoal no LinkedIn.

Atenção aos erros de português. Eles são eliminatórios!

Destaque mais as suas habilidades do que a formação acadêmica. Não que ela não deva aparecer: você deve informá-las, mas as suas habilidades, também chamados de soft skills, são muito valorizadas.

DICA 2: Procure emprego no lugar certo

Na hora de conseguir emprego, você precisa saber onde procurá-lo. A internet facilitou muito a vida de quem procura emprego, porém você não pode confiar em todos os sites que entra. Por isso, sempre faça uma pesquisa sobre a empresa que divulga a vaga.

Essa pesquisa pode ser feita até através do LinkedIn, que é a rede social voltada para os negócios. Inclusive, muitas empresas da construção civil estão utilizando essa rede para divulgar vagas e selecionar pessoas para entrevistas.

DICA 3: Fui chamado para entrevista, e agora?

Parabéns! Dar esse passo já é um feito bastante grande, pois os recrutadores recebem muitos currículos, principalmente na área da construção civil. Você está um passo mais perto de conseguir o emprego.

Agora é hora de se preparar! Estude a vaga, estude a empresa, lembre-se de seus cases de sucesso, de conflito, seus pontos fortes e fracos. Tenha isso tudo em mente e esteja com respostas prontas para quando o recrutador tocar nestes assuntos.

Veja também: Construção Civil pretende gerar mais 200 mil empregos em 2017

DICA 4: Nunca mentir em uma entrevista de emprego

É um dos maiores e piores erros que você pode cometer. A mentira tem perna curta mesmo, e se você for pego mentindo, será excluído da seleção na mesma hora. Não deixe que o nervosismo ou a vontade de conseguir emprego façam com que você minta.

DICA 5: Mantenha-se atualizado – o mercado nunca para

Se você está desempregado e está tentando conseguir emprego na área da construção civil, uma boa dica para você ter sucesso mais rápido é tirar um tempo para atualizar os seus conhecimentos através de cursos ou especializações. A internet está aí para ajudar, e existem muitas opções em cursos profissionalizantes para você pesquisar, busque no Google, Facebook, sites e blogs.

Pesquise sobre cursos do seu interesse e pense no assunto – certamente um curso de capacitação profissional é uma forma de conseguir emprego mais rápido, pois o mercado exige preparação, atualização e habilidades.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO