Dicas de como escolher uma boa casa

Postado em 20/04/2017 Leia em 4 minutos

Casa própria é sonho da vida de muitas pessoas – saiba como não errar na escolha.

A casa própria – sonho de boa parte das pessoas – é um bem que faz muita diferença na vida dos indivíduos. Como escolher uma boa casa depende de uma série de fatores, mas a seleção adequada de sua casa própria é fundamental, afinal, pelo menos metade de seu tempo será passado neste espaço.

Neste artigo você verá dicas de como escolher a sua casa. Isto está condicionado a seu estilo de vida, seus bens, suas possibilidades financeiras, seus hábitos e uma série de outros fatores que devem ser levados em conta no momento de escolher a tão sonhada e desejada residência.

Custos e tamanho na construção

Quando se vai escolher uma casa, um dos principais fatores a serem considerados é o custo e o tamanho – valores que estão intimamente relacionados. Busque comprar um imóvel que se adeque às suas necessidades de espaço, pois não é todo mundo que precisa ter uma casa gigante. Casas pequenas podem ser muito mais aconchegantes, baratas, e ainda cumprir com todas as suas necessidades e às de sua família.

Veja também: Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

Acumular e ter sempre mais também faz parte das variáveis que muita gente escolhe quando vai comprar uma casa ou apartamento. Mas lembre-se: quanto maior a casa, mais caro ela custa. Bens imobiliários não são como móveis, que podem ser negociados centavo por centavo. Qualquer diferença em uma planta ou imóvel pode custar milhares de reais. Leve em conta seu orçamento e não cometa exageros desnecessários.

Pense seu imóvel em comparação a seu estilo de vida

Com quantas pessoas você vive? Tem filhos? Animais de estimação? Gosta de cuidar de plantas? Possui muitas roupas ou móveis? Estas e outras perguntas devem ser feitas por quem deseja comprar um imóvel. Isso deve influenciar na forma e no tamanho da propriedade a ser adquirida, e comprar uma casa que seja adequada à forma como se vive pode ser fundamental para que o investimento valha a pena. Uma opção que ajuda muitas pessoas a realizar o sonho da casa própria é o Plano Minha Casa Minha Vida.

Por exemplo: na hora de comprar um imóvel, ele deve ser casa ou apartamento? Térreo ou alto? Sobrado ou no chão? Quais as características do condomínio (se houver?). Existe segurança suficiente? Se moro sozinho, não seria melhor um lugar menor? Há espaço nesta casa para tudo que possuo?

Mantenha-se sempre informado!

Seja para negociar um imóvel na planta, com imobiliária ou direto com o proprietário, mantenha-se sempre informado. Assim, você evita cair em ciladas ou ser lesado em qualquer parte do processo.

Saiba ler e interpretar, pelo menos basicamente, um projeto arquitetônico e, preferencialmente, um contrato de negócios. Esteja a par de todas as características de sua casa, e pergunte quando sentir absolutamente qualquer dúvida. Faça o dinheiro valer!

Veja também: Conheça os principais problemas de uma reforma, e saiba como evitá-los

Conclusão: Invista na sua vida!

Comprar uma casa própria é um sonho pra muita gente, mas pode se tornar um pesadelo quando não se tomam as devidas precauções. Leve todos os fatores em conta antes de investir em seu imóvel, garantindo felicidade e bom aproveitamento para você e sua família.

Também é importante lembrar que quando uma casa não é nova, ela pode ter alguns “defeitos ou problemas” a serem resolvidos, e a contratação de um profissional para fazer pequenos reparos pode se tornar inviável.

Para resolver esses pequenos problemas, sugerimos o Curso Grátis de Manutenção e Reparos Domésticos, com ele você pode economizar dinheiro e resolver pequenos problemas rapidamente, confira ↓

[Curso Grátis] Manutenção e Reparos Domésticos

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO