Curso de ar-condicionado: saiba por que você deve investir

Postado em 05/09/2019 Leia em 4 minutos

Com as oscilações de temperatura cada vez maiores, a busca por profissionais para instalação de ar-condicionado tem crescido.

Segundo pesquisa, no calor, a procura pela compra dos aparelhos nas lojas cresce 400%. 

Isto faz aumentar a busca por profissionais para manutenção e instalação, trazendo uma necessidade de mão de obra ao mercado.

Sendo assim, cada vez mais pessoas oportunistas em busca de sucesso profissional estão buscando por curso de ar-condicionado, para se qualificarem e construírem carreira.

Como é a profissão de instalador de ar-condicionado?

Um instalador de ar-condicionado ou técnico em refrigeração e climatização precisa analisar e dimensionar os pontos para inserir os equipamentos que vão trazer refrigeração ou calefação.

Outro objetivo é solucionar os problemas que os clientes trazem, como a limpeza, a troca de gás e de componentes internos dos aparelhos, seja ar-condicionado split ou de janela.

Curso de Ar Condicionado: 5 Motivos para escolher o Instituto da Construção

Se capacitado, o profissional poderá acompanhar projetos de climatização de ambientes e auxiliar engenheiros e arquitetos na construção de projetos para os ambientes que serão instalados os aparelhos.

É função dele, estipular as medidas necessárias e descrever os pontos ideias para instalar os equipamentos, portanto, o conhecimento sobre elétrica é fundamental.

Diferencial de possuir curso de ar-condicionado

Os profissionais com curso de ar-condicionado entram no “aquecido” mercado com o diferencial de possuir experiência e capacitação para lidar com os desafios desta área em específico.

Agregar uma base ao conhecimento prático é uma antecipação de problemas que podem garantir um futuro melhor, mais rentabilidade e qualidade de vida.

Um dos pontos que trazem mais dúvidas é o conhecimento em elétrica e montagem de tubulações de cobre.

Todo o bom profissional sabe que se esse trabalho for mal executado, terão dores de cabeça e gastos, como retorno ao local para ajustes, reclamações do cliente ou até a solicitação de auxílio para colegas.

Além disso, outros pontos são fundamentais como: manter uma postura profissional; lidar de forma correta com os clientes; planejar os trabalhos; atualizar-se sobre novos modelos e técnicas e entregar o serviço no prazo.

Estas características vão contribuir para redução no tempo de execução do trabalho e satisfação do cliente.

Com uma reputação em alta o profissional pode conquistar melhores posicionamentos em uma empresa ou receber mais indicações de trabalho, caso seja autônomo.

Mercado de instalação de ar-condicionado

Como toda profissão, as empresas pedem conhecimento prévio e experiência prática, pontos fundamentais que na hora de contratar farão toda a diferença nos ganhos de quem possui curso de ar condicionado.

Atualmente, o salário de um operador de instalação pode chegar a R$2.567, de acordo com a região do Brasil.

Empreendendo no setor o profissional pode faturar até acima de R$4.000,00

A época do ano também influencia nos ganhos.

Saiba como um curso de Ar-Condicionado pode te ajudar a ganhar mais dinheiro

No verão, por exemplo, a busca por estes trabalhos cresce muito, isto faz aumentar os ganhos.

Existem vagas também em assistências técnicas e lojas que trabalham com a venda de ar-condicionado.

Com mais conhecimento o profissional pode até dar aulas para quem é novo no mercado.

Vale a pena investir em curso de ar-condicionado

Não há necessidade de pré-requisitos para a profissão, mas o conhecimento teórico e prático são fundamentais para quem busca ter segurança na instalação de ar-condicionado. 

Alguns detalhes específicos dos produtos são transmitidos apenas por profissionais já capacitados.

Se você quer se aprimorar na área, conheça o curso de ar-condicionado que já formou milhares de alunos com aulas práticas e teóricas.

> Conhecer curso de Ar-Condicionado

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO