Dicas para contratar bons funcionários na construção civil

Postado em 21/09/2017 Leia em 4 minutos

O mercado da construção civil é um dos que mais cresce nos dias de hoje. No entanto, o que poderia ser uma ajuda pode acabar atrapalhando, pois encontrar profissionais comprometidos e responsáveis é um desafio. Isso porque a construção, para que seja terminada no tempo certo e cumpra com todas as normas e exigências, precisa não apenas de produtos de qualidade, mas principalmente de profissionais de qualidade.

E aí está uma grande dificuldade: como encontrar bons profissionais para a construção civil? Se essa também é sua dificuldade, veja algumas dicas de como fazer o recrutamento de bons funcionários para a sua obra.

Como contratar bons funcionários na construção civil

1 – Defina um perfil de candidato

O primeiro passo, para ficar mais fácil, é elaborar um perfil de candidato para a sua vaga. Para isso, você deve criar um padrão ideal de um profissional perfeito para a sua construção. Alguns itens básicos que podem fazer parte desse perfil são: idade, escolaridade, conhecimentos específicos na área em que vai atuar, disponibilidade de horários, portfólio de obras já realizadas e o comportamento esperado.

Leia também: Cresce o número de mulheres na construção civil

Assim, ficará mais fácil do candidato se identificar com a vaga e também mais fácil para você fazer a seleção.

2 – Análise de currículo

Depois que você tiver estipulado o perfil do candidato esperado, será mais fácil fazer a análise dos currículos recebidos. Esta etapa é muito importante, pois é aí que você vai ver se o candidato possui os requisitos para ocupar a vaga ou não. Uma boa dica é convidar alguém da área em que o novo profissional vai trabalhar para analisar os currículos junto com você.

Vale a pena também pedir que os candidatos coloquem os seus perfis das redes sociais no currículo. Isso porque o tipo de conteúdo que eles compartilham nas redes diz muito a respeito de suas personalidades, e isso pode ser um ponto importante para decidir o escolhido.

3 – Busque referências

Ao analisar os currículos, você terá acesso a todas as experiências que os candidatos já tiveram. Assim, você pode verificar em quais empresas e obras eles já trabalharam e buscar referências quanto ao perfil, comportamento, rendimento e outros fatores que você considerar importantes. Verificar se o candidato já atuou na mesma área da sua empresa é fundamental para que ele não se sinta muito perdido e acabe atrapalhando o seu rendimento.

4 – Entrevista com os candidatos

Depois de fazer todas essas etapas, você também precisa conhecer de perto os seus candidatos. Se o número de candidatos for pequeno, você pode fazer entrevistas individuais mesmo, utilizando o mesmo roteiro de perguntas para todos. Caso o número de concorrentes seja bem maior, você pode optar pelas dinâmicas em grupo, onde você conseguirá perceber aqueles que mais se destacam.

Se o seu caso for essa segunda opção, depois de selecionar os candidatos que se destacaram na primeira fase coletiva, você pode então realizar as entrevistas individuais para decidir o grande finalista.

Conclusão

Essas são algumas dicas para conseguir recrutar bons profissionais para a sua construção civil. Vale lembrar que o recrutamento interno, isto é, dentro da sua própria empresa, também é extremamente válido. Por isso, quando você perceber que tem um profissional de qualidade e que possui exatamente o perfil da sua empresa, recompense-o com promoções, praticando o recrutamento interno para não perder essa oportunidade.

Uma alternativa válida, é estimular o quadro de colaboradores atuais para que busquem qualificação profissional, dessa forma sua empresa terá sempre profissionais capacitados e atualizados. Com certeza isso irá refletir diretamente na qualidade da obra!

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO