Construção Civil é incluída nas atividades essenciais

Postado em 07/05/2020 Leia em 2 minutos

O presidente Jair Bolsonaro anunciou no fim da semana passada ter incluído a construção civil na lista de atividades essenciais, isto é, que devem funcionar no Brasil mesmo com a pandemia do coronavírus. O presidente fez o anúncio em audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, com empresários brasileiros que o procuraram para falar sobre o setor da Construção Civil. “Assinei ao lado dos representantes da indústria decreto para incluir a engenharia civil como atividade essencial. Um país em que a economia não anda, cai a expectativa de vida e o IDH”, disse o presidente, acrescentando que em breve assinará outros decretos semelhantes.

Detalhes da reunião

A audiência dos empresários com Toffoli foi marcada de última hora, durante uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com eles no Palácio do Planalto. Todos seguiram a pé para a sede do STF, em uma grande comitiva, para a reunião com o presidente do Supremo. Para empresários do setor, a medida é recebida como um reconhecimento à Construção Civil. “Muitos estados já reconheciam essa condição. A grande vantagem do setor da construção é a sua capacidade de irrigar a economia como um todo, funcionando como uma locomotiva que puxa 97 vagões ligados diretamente ao setor”, destacou José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Ajuda às empresas

Desde o início da pandemia no Brasil, os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) têm trabalhado no sentido de auxiliar as empresas a observarem as medidas protetivas para combater o coronavírus nos canteiros de obras. Têm sido elaboradas cartilhas, protocolos, vídeos a serem repassados aos trabalhadores, visitas orientativas nas empresas e parcerias para manutenção de profissional de saúde nas obras para monitoramento dos trabalhadores. Além disso, no caso específico do Seconci-SP, foram adquiridos testes para testagem de trabalhadores conforme demandado pelas empresas.

Foto: Ascom Presidência da República

 

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO