Conheça os tijolos ecológicos feitos com bitucas de cigarros

Postado em 29/06/2017 Leia em 4 minutos

Você sabia que uma simples bituca de cigarro, quando é descartada na natureza, pode levar até cinco anos para se decompor? Agora pense nas milhões de bitucas que são eliminadas todos os dias no mundo inteiro e imagine o quanto elas contribuem para agravar o problema da poluição do meio ambiente.

Não seria muito mais interessante se elas recebessem outro destino, sendo convertidas em algo útil? Agora isso já é uma realidade! Saiba mais sobre os tijolos ecológicos produzidos a partir dessa matéria prima.

De onde veio a ideia?

A iniciativa tem DNA australiano: o Dr. Abbas Mohajerani, da universidade RMIT, da Austrália, dedicou seus estudos a isso, até descobrir que a confecção de tijolos poderia ser uma alternativa para realizar a reciclagem de bitucas de cigarro.

Depois de estudar muito uma forma de reaproveitar as bitucas, Mohajerani chegou ao resultado final do seu trabalho. Ele descobriu que esse material poderia ser misturado com a argila para confeccionar tijolos sustentáveis.

A ideia do pesquisador era justamente tentar solucionar um dos grandes problemas do lixo.

Leia também: Nova tecnologia transforma resíduos de cana em areia

Vantagens

Segundo Mohajerani, a produção desses tijolos é, sim, capaz de compensar por completo a fabricação de cigarros no mundo todo. O doutor explica que isso é possível substituindo apenas 1% da matéria-prima tradicional do tijolo pelas bitucas de cigarro.

Os pontos positivos dessa descoberta vão muito além da possibilidade de eliminar as bitucas de cigarro que são descartadas. O próprio produto final, ou seja, o tijolo, ganha mais qualidade quando é fabricado dessa forma.

Os tijolos ecológicos, que levam as bitucas de cigarro em sua composição, precisam de um tempo menor para ser queimados durante o processo de fabricação. Sabe o que isso significa? Uma economia de energia de mais de 50%.

E as vantagens continuam: são tijolos mais leves e com propriedades mais altas de isolamento térmico. Isso significa que uma casa construída com os tijolos ecológicos tem mais facilidade para manter uma temperatura agradável em seu interior.

Além disso, visualmente, os tijolos ecológicos são absolutamente iguais aos tradicionais. O uso das bitucas não altera em nada a aparência do material.

Você pode gostar de: Conheça a calçada de plástico que colhe energia do sol

Números que impressionam

Apesar de todas essas vantagens que foram apresentadas, é inegável que os tijolos ecológicos são mais viáveis pelo seu potencial de reduzir, drasticamente, um dos maiores poluentes ambientais da sociedade.

De acordo com informações da entidade autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), todos os dias, aproximadamente 12,3 bilhões de bitucas são descartadas no meio ambiente no mundo todo – um número bastante alarmante.

Não bastasse isso, as substâncias tóxicas presentes no cigarro continuam na bituca e são quase cinco mil, como arsênio, níquel e outras milhares. Ou seja, quase cinco mil substâncias tóxicas espalhadas pelo solo e pelos rios.

Diante desse cenário, seria muito positivo que a produção de tijolos ecológicos com bitucas de cigarro fosse incentivada ao máximo. O pesquisador garante que a fabricação não apresenta riscos de contaminação e ainda resolve esse problema do lixo. Iniciativas como essa são extremamente necessárias para a manutenção de uma vida sustentável e um planeta mais saudável.

Para manter-se ainda com mais conhecimento, sobre assuntos e técnicas relacionadas à construção civil, vale muito a pena conhecer os cursos em destaque do Instituto da Construção. Através de aulas práticas e teóricas, os professores altamente qualificados ensinam e orientam os alunos, sobre tudo que é necessário para ter sucesso na profissão, sempre respeitando o meio ambiente.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO