Conheça os erros mais comuns na concretagem e saiba como evitá-los

Postado em 30/05/2017 Leia em 4 minutos

Equívocos podem causar problemas a médio e longo prazo em obras e estruturas

A concretagem é uma etapa essencial do processo de construção de qualquer obra. Ela deve ser realizada de maneira adequada, para que a estrutura se mantenha firme e de acordo com o especificado por um longo período. Alguns erros na aplicação da concretagem são relativamente comuns e fáceis de evitar, e realizar a aplicação correta do concreto faz com que a obra não sofra com problemas estruturais a curto, médio e longo prazo.

Estes erros não acontecem apenas durante a construção das obras, mas também em eventuais reformas ou reparos, por isso, a atenção a estes detalhes é sempre necessária para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Água no concreto

É importante cuidar com a relação água/cimento no concreto. Quanto menor for o valor desta relação, o concreto tende a ser menos resistente e durável. Se muita água é adicionada no concreto ainda durante o caminhão de entrega, o concreto se torna mais fino e menos resistente. Se adicionada em excesso na parte de acabamento, forma um concreto que esfarela e está mais sujeito a fissuras.

>> Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

Cura inadequada

Na concretagem, um dos aspectos mais fundamentais é a cura do concreto. Ela deve ser realizada em condições de temperatura e umidade que sejam adequadas para que ele possa adquirir suas características de dureza e resistência. Uma cura que não respeite estes princípios resultará em um concreto passível de rachaduras em breve.

Ferragem mal-instalada

Para que a concretagem funcione adequadamente, é fundamental que a estrutura metálica que dá sustentação ao concreto esteja devidamente posicionada. Os casos mais comuns de falhas estão presentes na concretagem de lajes, onde a malha metálica acaba por afundar, não cumpre seu papel e leva o concreto a rachar em pouco tempo, ocasionando uma falha estrutural.

Uso de formas

Para que o concreto possa curar e se adequar corretamente à estrutura, as formas devem estar perfeitamente posicionadas e muito bem fixadas, pois o concreto é pesado e a força que ele exerce sobre uma forma mal instalada poderia fazer com que ela se movimente e não cumpra com sua função de conter o concreto. Atente-se para o devido posicionamento e fixação das formas.

Lembre-se também de deixar as escoras instaladas pelo tempo que for necessário, pois uma remoção precoce das formas e escoras pode levar o concreto a não endurecer o suficiente para suportar a estrutura.

Você pode gostar de: Mestre de Obras: Como conseguir o sucesso nessa profissão

Cuidado com o solo nas proximidades da concretagem

Obras são um local de vibração, seja de britadeiras, bate-estacas ou outras ferramentas. Quando o concreto for instalado, estas vibrações podem prejudicar o desempenho e o resultado final; portanto, tente evitar o máximo possível que essas vibrações ocorram em excesso, pelo menos durante o período de cura e secagem.

Conclusão

Uma boa obra deve durar por anos sem apresentar problemas estruturais e, de preferência, com economia de tempo e recursos. Por isso, tomar os cuidados necessários na hora da concretagem é fundamental para evitar problemas futuros e gastos desnecessários de dinheiro.

Se você está em busca conhecimento e capacitação, para tornar-se um destaque na construção civil, não deixe de conhecer o Curso de Mestre de Obras do Instituto da Construção, pois através de aulas práticas e teóricas você irá aprender com os melhores profissionais do mercado.

Apresentação do curso de mestre de obras de Mestre de Obras

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO