Conheça as diferentes categorias e aplicações dos disjuntores

Postado em 25/07/2017 Leia em 4 minutos

Disjuntores são dispositivos muito populares, que estão presentes na maior parte das casas mais modernas. O disjuntor funciona como uma espécie de guardião do sistema elétrico, protegendo a instalação de danos causados por eventos relacionados a sobrecargas de alta tensão, como um curto-circuito, por exemplo.

Esse componente tão importante é pensado para funcionar como um interruptor (não é a toa que, em geral, sua aparência lembra a de uma alavanca) com capacidade de reconhecer quando determinado circuito elétrico está recebendo um pico de tensão maior do que foi planejado para aguentar. Nesse momento, o interruptor deve desligar a circulação de energia elétrica, evitando acidentes mais graves.

O disjuntor tem uma lógica de funcionamento bem semelhante aos fusíveis, com uma vantagem crucial: um disjuntor pode ser ligado novamente de maneira manual uma vez que seja ativado. Ou seja, se o disjuntor, por medida de segurança, desligar a energia elétrica de determinado local, é possível reconfigurá-lo, ao contrário de um fusível, que estaria inutilizável após a execução do seu trabalho.

Existem diversos tipos de disjuntores que devem ser utilizados em diferentes panoramas e situações, são eles:

Disjuntores elétricos

Os disjuntores elétricos são exatamente aqueles presentes no imaginário popular e provavelmente o modelo de disjuntor que está instalado em sua casa, já que disjuntor elétrico é apenas o nome oficial dos disjuntores. Em sistemas elétricos residenciais o disjuntor elétrico é o que faz a função do fusível.

Quando há uma carga elétrica muito grande para o circuito (que pode acontecer de diversas formas, desde uma ocorrência mais grave no sistema até uma banalidade, como alguém que fica muito tempo no chuveiro quente ou muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo), o disjuntor corta a energia elétrica (popularmente conhecido como “derrubar a chave”). Para que a energia elétrica volte a funcionar, é preciso se certificar de que a situação está resolvida e, então, armar novamente o dispositivo.

Veja também: Lâmpadas e Reatores: Conheça os diferentes tipos e aplicações

Entre os disjuntores elétricos, existem alguns que servem para situações específicas.  

Disjuntor magnético

O disjuntor magnético costuma ter um preço mais “salgado” por ser altamente eficaz contra um dos acidentes elétricos mais graves que podem acontecer em um ambiente residencial: o curto-circuito. Com ajuda de uma bobina embutida na estrutura, esse tipo de disjuntor faz com que os picos excedentes da corrente elétrica formem uma espécie de campo magnético que protege imediatamente o sistema.

Disjuntor térmico

O disjuntor térmico é um modelo mais básico, que é eficaz na proteção do sistema a sobrecargas, mas inefetivo contra curtos-circuitos. Contém uma placa bimetálica que se deforma sempre que é atingida por uma carga maior do que a deveria, abrindo o circuito elétrico e protegendo o sistema.

Disjuntor termomagnético

Como o nome sugere, o disjuntor termomagnético é uma junção dos dois disjuntores anteriores e protege contra ambos os tipos de ocorrências elétricas, curtos-circuitos e superaquecimentos. É comum em prédios construídos mais recentemente.

Veja também: 5 erros comuns cometidos em instalações elétricas

Categorias de disjuntores

Assim como existem diferentes modelos de disjuntores, também existem diferentes categorias, que tem um tempo de resposta ideal para cada tipo de equipamento e circuito elétrico, definidas pela sua curva de ruptura de corrente. São eles:

• Disjuntores de curva B

Usados para equipamentos elétricos que trabalham com resistências, como aquecedores e chuveiros.

• Disjuntores de curva C

Utilizados para equipamentos que induzam descargas elétricas constantes, como sistemas de luzes e ar condicionado, por exemplo.

• Disjuntores de curva D

São utilizados em indústrias, pois são projetados para trabalhar com equipamentos como máquinas industriais e motores.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento de disjuntores, suas categorias e tipos, é possível entender um pouco mais sobre como funciona a segurança da instalação elétrica de uma casa ou empresa.

Se você gosta de elétrica ou já atua como eletricista, mas quer atualizar sua base de conhecimentos, conheça agora o curso de eletricista residencial do Instituto da Construção.

Nele é possível aprender com profissionais qualificados e atualizados, através de aulas práticas e teóricas tudo que é necessário para ter sucesso na carreira de eletricista. Agarre essa oportunidade!

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO