Como fidelizar meus clientes?

Postado em 02/12/2016 Leia em 4 minutos

Fidelizar os clientes significa muito mais do que apenas conquistar o público alvo do seu negócio, pois significa torná-lo fiel ao seu empreendimento. Isto é, fazer com que esse público prefira comprar os produtos (ou serviços) da sua empresa ao invés de investir nas ofertas da concorrência.

Por isso é que todas as empresas, de todos os portes e setores da atualidade, estão elaborando estratégias para a fidelização de clientes.

No entanto, para quem está começando um novo empreendimento ou é autônomo, a seguinte questão pode vir à cabeça: como fidelizar meus clientes?

Você sabe como conquistar o público alvo do seu negócio de vez? Bom, se você ainda não tem ideia de como fazer isso, confira as dicas que separamos com exclusividade nesse post!

Veja abaixo:

1) Como fidelizar meus clientes?

Para conseguir a fidelidade do seu público alvo, em primeiro lugar você precisa identificá-lo. Ou seja, você precisará fazer uma pesquisa e elaborar um relatório sobre qual é o perfil das pessoas que realmente compram os seus produtos ou serviços.

Descubra o município, o gênero, a classe social, as preferências, enfim todas as informações relevantes sobre ele. Assim você será capaz de elaborar estratégias de fidelização que vão agradá-los, e é de extrema importância que o ajude a resolver seus problemas.

Quando o seu cliente ou potencial cliente recebe sua ajuda, ele se sente grato, e esse é o sentimento inicial de uma boa fidelização, e é um dos mais importantes para o seu negócio.

2) Estratégias para fidelizar meus clientes

As estratégias que você vai utilizar para fidelizar o seu público alvo podem ser as mais diversas, pois tudo depende do tipo, do tamanho e do setor em que o seu negócio ou produto atua. É comum, por exemplo, que restaurantes e pizzarias presenteiem o cliente com um cartão de fidelidade. Dessa forma, quando o consumidor compra 10 pizzas, ou 10 refeições, por exemplo, ele ganha do restaurante o direito de ter uma refeição grátis no local.

Outro exemplo são as lojas que oferecem descontos progressivos com o cartão fidelidade. Assim, a cada vez que o cliente registrado faz uma compra na loja e acumula pontos, e tem direito a um desconto (por exemplo, de 10%) na próxima compra.

Mostre e explore a vantagem de comprar os seus produtos!

De forma geral, essas estratégias de “como fidelizar meus clientes” funcionam bem porque oferecem alguma vantagem ao consumidor e é justamente isso que você precisa fazer em relação ao seu negócio.

3) O que NÃO fazer no momento de fidelizar meus clientes?

Se o objetivo é conquistar o cliente de uma vez por todas e estimular ele a preferir efetuar suas compras em seu negócio, é essencial tomar alguns cuidados, tais como:

  • Fuja dos produtos de baixa qualidade, que podem e vão denegrir a imagem do seu negócio;
  • Dê uma atenção especial no atendimento, pois esse fator é o que faz a diferença no desempenho das vendas e satisfação do cliente;
  • Não atenda o cliente com má vontade ou de forma grossa, pois isso prejudica na fidelização de outros clientes, já que o público costuma reclamar quando é mal atendido;
  • Não deixe de investir em estratégias de marketing para fazer com que todos os seus clientes conheçam o seu cartão fidelidade!

Conclusões

Com a concorrência acirrada entre as empresas, é comum que o cliente se torne fiel daquela que oferece mais vantagens a ele. Por isso, como descrito nesse post, é essencial que você, enquanto empreendedor, tome as providências necessárias para se destacar em relação aos concorrentes.

Elabore estratégias inovadoras e ofereça vantagens ao seu público, pois essa ainda é a melhor maneira de responder à questão “como fidelizar meus clientes?“.

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