Como evitar a falta de oportunidades profissionais

Postado em 05/11/2016 Leia em 3 minutos

Poucas vagas, desemprego, mercado de trabalho saturado… Essas questões e tantas outras assombram a vida de quem deseja uma colocação profissional. Mas não se deixar abater é o primeiro passo. Todos têm o seu lugar ao sol, mas é preciso muita caminhada e dedicação para atingir os objetivos.

As oportunidades profissionais podem demorar a chegar, mas isso está ocorrendo em todas as áreas. Não pense que o problema é a sua ocupação. Se você gosta dela, invista. Manter-se qualificado e atualizado é um bom começo.

Algumas certificações a mais em seu currículo tornam-se diferenciais perante os concorrentes. Outra questão é o conhecimento que nenhum certificado prova: aquele que você vai atrás, pesquisa e põe em prática na primeira oportunidade. Ambos são muito importantes.

Arrisque, se prepare, inove

O medo é o grande inimigo de um profissional em busca de oportunidades profissionais. Por que não ir até uma empresa que você tem interesse em trabalhar e dizer isso pessoalmente? Isso mostra que de fato você tem interesse, para além de um frio envio de currículo por e-mail.

Arrisque, também, em novas áreas de atuação caso esteja insatisfeito com a sua. Existem cursos rápidos e eficazes no mercado que você pode realizar concomitantemente a outras atividades. Ou apenas uma mudança de área dentro da sua profissão pode abrir novas portas e oportunidades profissionais.

Por isso a importância de se preparar: estudando, se atualizando, se jogando de cabeça em qualquer boa oportunidade que surge. Aliás, saiba enxergar as oportunidades, pois elas podem estar nos lugares mais improváveis. Talvez uma ocupação que, a princípio, não seja o seu ideal te leve a chegar nele posteriormente.

E não deixe de inovar. Em suas abordagens, em seu currículo (o qual deve ser atualizado constantemente), em sua formação e demais áreas. A inovação em diversas áreas de oportunidades profissionais pode gerar ótimos resultados. O diferente é bem visto pelas empresas, afinal quer dizer que você levará ideias inovadoras para dentro dela.

Não tema o fracasso e corra atrás

O fracasso virá em algum momento e você deve trabalhar isso em você para saber superar e se reerguer mais forte para outra etapa. Talvez aquela grande oportunidade profissional não supriu o que você esperava, ou a empresa não te admitiu por esse ou aquele motivo. É normal que isso ocorra e basta partir para próxima.

No dia seguinte você estará empenhado em melhorar o que faltou para ingressar naquela vaga, e alçar novos voos. Com isso novas oportunidades surgirão para você. Estar sempre em movimento é crucial para conseguir novas oportunidades profissionais.

Além disso, o que acha de realizar um bom curso? O Instituto da Construção tem melhores cursos na área de construção civil do mercado com estrutura moderna, aulas práticas e teóricas para uma formação completa. São mais de 10 cursos com os melhores profissionais da área para que invista o seu tempo e dinheiro em algo que dará ótimo retorno.

Já são mais de 30 mil alunos formados em 60 franquias espalhadas pelo país, provando que a certificação do Instituto da Construção é de extrema importância e faz diferença para novas oportunidades de trabalho.

Se você quer aprender a fazer seus próprios reparos domésticos, e economizar dinheiro, confira o mini curso grátis ↓↓↓

[Curso Grátis] Manutenção e Reparos Domésticos

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO