Como escolher o melhor Curso Mestre de Obras

Postado em 22/11/2016 Leia em 5 minutos

Não importa a área de atuação, a qualificação sempre te deixará na frente. E na construção civil não é diferente, por isso um bom curso mestre de obras é o diferencial que pode estar faltando em seu currículo para alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Continue lendo este post e veja:

→ Como identificar um bom Curso de Mestre de Obras

→ Aptidões essenciais de um Mestre de Obras

→ Rotina de trabalho de um Mestre de Obras

→ O Melhor Curso Mestre de Obras

Como identificar um bom Curso Mestre de Obras?

Um bom mestre de obras faz a administração do canteiro de obras e planejamento. Apesar de ter muita atuação técnica e prática, existe muito conhecimento teórico por trás, que pode ser aprendido em um bom curso.

Existem diversos cursos de mestre de obras no mercado, o difícil é saber quais são os melhores e mais completos. Alguns componentes indispensáveis que vale a pena ficar de olho, pois realmente farão a diferença, são: aulas práticas, aulas teóricas, estrutura adequada, professores capacitados, certificação com validade nacional, reposição de aulas e etc.

Um bom curso mestre de obras, deve oferecer todo conhecimento e qualificação que o profissional precisa para exercer a função com maestria.

Aptidões essenciais de um Mestre de Obras

É essencial que a pessoa desenvolva aptidões em relação à liderança e trabalho em equipe. O mestre de obras deverá ter os seguintes conhecimentos:

  • Organização financeira;
  • Primeiros socorros;
  • Meio ambiente;
  • Segurança no trabalho – NR18;
  • Matemática para construção;
  • Liderança de equipes;
  • Leitura e interpretação;
  • Medições e serviços;
  • Interpretação de projetos;
  • Hidráulica;
  • Alvenaria;
  • Elétrica;
  • Pintura;
  • Gesso;
  • Segurança na instalação elétrica.  

Rotina de trabalho de um Mestre de Obras

A rotina de mestre de obras não é nada fácil, exige muita competência e esforço. A responsabilidade em fiscalizar uma obra é grande, por isso a pessoa deve ter boa comunicação e de fato coordenar a equipe de trabalho com muita atenção e respeito. Além disso, o mercado valoriza muito quem tem formação na área e certificações. Ele deverá conferir materiais que chegam, verificar o fluxo de serviços, a qualidade das etapas de produção e acompanhar o cronograma para entrega dentro do prazo.

É obrigação do mestre de obras fazer a gestão dos resíduos da obra, verificar as instalações, analisar o trabalho realizado e seguir as instruções vindas de superiores. Este profissional também precisa estar sempre apto para resolver eventuais problemas ou imprevistos. Afinal, é ele quem coordena todo o canteiro de obras e precisa desenvolver um bom jogo de cintura para conseguir bons resultados.

Não é fácil encontrar um curso de mestre de obras que possua todas essas características juntas. E vale destacar que, além da grade curricular, o profissional também precisa se esforçar e tirar suas dúvidas para melhorar na profissão. Além do curso os empregadores também valorizam pessoas questionadoras e que saem da sua zona de conforto, visando melhorar profissionalmente.

O Melhor Curso de Mestre de Obras

O melhor curso Mestre de Obras deve possuir aulas teóricas e práticas, e compreender  todos os requisitos citados acima. O Instituto da Construção tem uma estrutura que foi feita para suprir todas as necessidades do aluno, com profissionais qualificados e competentes, ministrando as melhores aulas. O aluno se torna um profissional e sai formado em Mestre de Obras, e assim será ainda mais valorizado pelo mercado de trabalho.

No Instituto da Construção, a duração do Curso de Mestre de Obras é de 232 horas, podendo ser diurno, vespertino e noturno. O IC já formou mais de 30 mil pessoas espalhadas por todo o Brasil. Além da qualificação, contamos com boas indicações e referências profissionais, o que facilita a inserção no mercado de trabalho.

Conclusão

Se você está em busca de um bom curso de Mestre de Obras, pesquise cuidadosamente na internet, e compare os benefícios disponíveis em cada um deles. Com tantas opções, é preciso ter muito cuidado para não trocar o certo pelo duvidoso.

Uma boa opção de curso, que tem certificado com validade nacional, aulas teóricas e aulas práticas que o colocam na vivência da profissão, é o Curso Mestre de Obras do Instituto da Construção. No IC você pode fazer parte de um grupo de pessoas qualificadas, as quais conseguem melhores oportunidades de trabalho e que se mantém em constante movimento.

Matricule-se agora mesmo no melhor Curso de Mestre de Obras do Brasil! Clique e cadastre-se ↓↓

Curso de Mestre de Obras Instituto da Construção

 

 

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO