Como atender melhor os clientes, confira dicas imperdíveis!

Postado em 06/12/2016 Leia em 6 minutos

Toda empresa que oferece produtos ou serviços tem como forma de manutenção do negócio  e lucro: o cliente. Por isso, já diria o ditado, “o cliente sempre tem a razão”. Independente do serviço que uma empresa ofereça, o atendimento ao público é uma das principais formas de conquistar clientes fiéis e uma boa imagem no mercado.

Em várias situações de trabalho, o cliente precisa abrir as portas de sua casa ou estabelecimento comercial para receber os profissionais de uma empresa. Por isso, a relação de confiança e o atendimento discreto são alguns dos aspectos mais valorizados nas prestações de serviços nos dias de hoje. No entanto, mesmo após o serviço feito, o relacionamento com o cliente deve continuar acontecendo de modo agradável.

Para não passar despercebido nenhum detalhe importante, confira:

→ Algumas dicas de como atender melhor os clientes de sua empresa

→ E uma história de sucesso que pode mudar a sua vida

Agora separe alguns minutinhos para você em um lugar tranquilo, e vamos juntos nessa leitura rápida.

A cortesia é o primeiro passo

Uma situação bastante comum na relação entre o público e a empresa ocorre quando um cliente busca um serviço que necessita, mas, devido ao mau atendimento, acaba abrindo mão da empresa e buscando um concorrente que lhe atenda melhor – mesmo que o serviço seja mais demorado ou tenha qualidade inferior, por exemplo.

Isto ocorre porque no momento em que o cliente entra em seu estabelecimento com o objetivo de contratar um serviço, ele passa a ser a pessoa que determina se essa relação ocorrerá ou não.

Uma forma de conquistar o cliente e incentivá-lo a fechar o negócio com sua empresa é oferecer um atendimento cordial. Lembre-se: os problemas pessoais devem ficar do lado de fora do estabelecimento, de modo a oferecer um tratamento educado e receptivo ao cliente mesmo em dias ruins. Utilizar pronomes de tratamento, como “senhor” e “senhora”, ajudam a demonstrar o respeito que o profissional deseja transmitir.

Seja empático

Escutar e entender as reivindicações do público é uma tarefa muito importante para conquistar mais clientes. Mesmo quando se trata de reclamações, a empresa deve ouvir e agir com empatia, buscando compreender de que forma a situação afetou negativamente algum ponto da vida do cliente.

Quando você mostra ao cliente que entende seu ponto de vista e busca resolver o problema de forma rápida, uma reclamação pode se tornar em um elogio e não implica necessariamente no fim do relacionamento entre empresa e público. Sendo empático você consegue atender melhor os clientes e ganhar espaço no mercado através de recomendações.

Atue com rapidez

Por fim, quem busca um serviço normalmente tem pressa. No setor de instalação de ar condicionados, por exemplo, é muito comum que o cliente procure a empresa apenas em uma situação de necessidade. Logo, a urgência da realização do serviço é um dos aspectos mais importantes do ramo.

Lembre-se sempre: se a sua empresa não realiza o serviço da maneira que o cliente necessita, um concorrente o fará.

Desde orçamentos até a instalação em si, a empresa deve agir da maneira mais rápida possível para atender melhor os clientes. Além de ganhar no tempo, o cliente adquire uma visão de boa vontade da empresa.

Conclusões

Em tempos de crise, os comerciantes e profissionais autônomos enfrentam muitos problemas, e é muito fácil se desligar por um momento, e deixar transparecer esses problemas aos seus clientes. Quando falamos sobre atender melhor os clientes, é preciso manter o foco e não perder o jogo de cintura, mesmo em momentos difíceis.

Tendo um tratamento cortês, sendo empático em todos os momentos e atuando com bastante agilidade, muito provavelmente você vai criar um ambiente agradável e positivo para seus clientes, diminuindo as chances de insatisfação por mal atendimento.

Se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, veja a verdade que você precisa saber para conseguir mais clientes em nosso blog, e entenda como os pequenos detalhes fazem toda a diferença na conquista de seus clientes.

Também é importante lembrar que a atualização dos profissionais com cursos mostra um maior preparo e modernidade na hora de atender melhor os clientes. Por isso, buscar conteúdo novo no seu ramo de atuação auxilia não apenas a oferecer serviços mais modernos, mas também a transmitir uma imagem de comprometimento com o público.

Qual é o seu sonho? Veja a história de sucesso do Cesar

Se você já passou por dificuldades na área comercial ou perdeu oportunidades de trabalho por falta de capacitação profissional, conheça a história do Cesar Roque, e veja que a mudança e o seu grande sonho, está muito mais perto do que você imagina!

Ele trabalhou toda a sua vida na área comercial, e teve muitas oportunidades nessa área, cresceu e teve sucesso, foi coordenador de vendas, supervisor de vendas, trabalhou em multinacionais e ganhava bem. Mas ele não estava feliz com aquilo que ele fazia, o seu sonho era trabalhar para si mesmo, e ter o seu próprio negócio.

Esse grande sonho começou a se tornar realidade quando ele conheceu o Instituto da Construção, e viu as portas se abrirem para o futuro que tanto sonhava. Após fazer um curso, ele conseguiu muitos serviços através de conhecimentos que adquiriu, tanto os conhecimentos práticos e teóricos, como também o networking com pessoas e empresas do ramo.

“Sou muito grato, e me sinto realizado. Porque o meu sonho está sendo concretizado, mesmo com toda essa crise que o pessoal fala.”
Cesar Roque – Aluno do Instituto da Construção

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