Como acidentes de trabalho impactam na construção civil

Postado em 15/09/2017 Leia em 4 minutos

Os acidentes de trabalho são muito mais comuns do que se imagina, e a área da construção civil é uma das mais presentes nesses índices, sendo a terceira com maior número de acidentes e a com maior número de mortes, o que é bastante preocupante. Mesmo com diversas normas e legislações, os acidentes de trabalho ainda acontecem com extrema frequência, resultando não apenas na perda de profissionais, mas também em um impacto muito grande na economia.

Pelas pesquisas, é possível perceber que na área da construção civil se tem mais de uma morte por dia devido a acidentes de trabalho, o que é, como já mencionado, bastante preocupante. E mesmo com o passar dos anos, o número varia, mas não diminui, o que indica que ainda faltam soluções mais eficazes para esse problema. Muitas empresas e trabalhadores ainda não seguem as normas de segurança.

Para se ter uma ideia de quanto os acidentes de trabalho impactam na economia, estima-se que o país chega a perder até R$70 bilhões por ano com todos os acidentes de trabalho, em um cálculo de que cada acidente custa cerca de 100 mil reais.

Mas por que esse número ainda é tão grande? O índice de mortes por conta de acidentes de trabalho, principalmente no ramo da construção civil, se mantém praticamente estável porque nada se faz a respeito para melhorar essas condições.

Na maioria das vezes, os acidentes são causados pela falta de especialização e conhecimento sobre as ferramentas e as práticas utilizadas. Isso mostra que ainda falta capacitação aos profissionais, para que eles possam desempenhar as suas atividades de maneira satisfatória, sem riscos para à sua própria saúde.

Agora que você já sabe quais são os impactos dos acidentes de trabalho para a economia, veja quais são os acidentes mais comuns no setor da construção civil.

Os acidentes de trabalho mais comuns na construção civil

Para início de conversa, não existe uma etapa específica, pois os acidentes podem e acontecem do começo ao fim, isto é, nas mais diversas situações.

No início da obra, os acidentes mais comuns estão relacionados à picadas de animais ou ferimentos causados pela própria vegetação na hora de limpar o terreno. Além disso, muitos acidentes acontecem pela falta de conhecimento de como manusear ferramentas perigosas, como o martelo, enxada e facão.

Durante o processo de levantamento da obra, os acidentes são mais frequentes e geralmente acontecem no transporte dos materiais, que não carregados da maneira correta, acabam prejudicando a saúde do corpo. Além disso, é nessa hora que se costuma utilizar escadas para erguer as estruturas. A queda de escada é um dos acidentes mais comuns e mais perigosos, pois dependendo da altura do tombo, pode causar fraturas graves e até a morte.

Ainda nessa etapa de levantamento, outro acidente bastante comum acontece com veículos, e estes são os mais responsáveis por grande parte das mortes por acidente de trabalho. Já no desenvolvimento da obra, os acidentes que mais acontecem estão relacionados ao manuseio das escavas, serras e demais ferramentas usadas na preparação das vigas e lajes. Além disso, o manuseio elétrico, isto é, dos equipamentos ligados à eletricidade também apresentam risco, sendo um dos índices de acidente de trabalho na construção civil.

Assim também acontece na fase de finalização, onde além dos riscos relacionados ao manuseio de equipamentos, alguns acidentes são resultados de intoxicações e alergias graves causados pela pintura e todos os produtos usados nesse processo, como solventes, por exemplo.

Conclusão

Investir na prevenção com certeza é a melhor atitude para evitar acidentes de trabalho na construção civil. Uma das maiores causas desses acontecimentos nas obras, é a falta de capacitação dos profissionais. Saber manusear corretamente as ferramentas, seguir as normas de segurança e aplicar métodos eficazes na gestão, são alguns pontos que podem ser resolvidos através da qualificação profissional.

Percebe-se a necessidade imediata de tomar atitudes nos canteiros de obras, para diminuir os números de acidentes e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores

Uma alternativa eficaz que vem sendo a solução para muitas empresas e trabalhadores, é a realização de cursos de capacitação profissional. Aprender com autoridades através de aulas práticas e teóricas, é uma ótima alternativa para diminuir os números negativos das obras em geral.

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO