Casas geminadas: vantagens e desvantagens

Postado em 06/07/2017 Leia em 4 minutos

Há alguns anos, a construção de casas geminadas se tornou uma tendência no segmento imobiliário. Como o próprio nome sugere, nesse tipo de moradia, duas casas (ou mais) são exatamente iguais e ficam unidas, separadas por uma parede. Até parece uma residência só, se não fosse justamente por essa parede que funciona como divisória.

Muitos proprietários de grandes terrenos utilizavam esse modelo para construir várias moradias no lugar de uma e, por consequência, conseguir lucrar mais.

Hoje em dia, as casas geminadas continuam sendo uma boa alternativa? Vamos ver algumas vantagens e desvantagens para tirar a dúvida!

#1 Vantagem: Preço

Se você está procurando uma casa para comprar, é bem provável que o preço seja um dos aspectos que considera na escolha. E aqui temos o primeiro ponto a favor das casas geminadas: elas são mais baratas do que as outras.

Quem está disposto a comprar uma casa geminada, pode conseguir um bom preço em uma moradia de qualidade e bem localizada.

#2 Desvantagem: Isolamento acústico

Como as casas geminadas ficam literalmente grudadas uma na outra, separadas apenas por uma parede, nem sempre o isolamento acústico é bom. É comum conseguir ouvir os ruídos vindos da moradia ao lado e, se você tiver vizinhos que gostam de ouvir música alta até tarde, por exemplo, isso pode acabar se tornando um problema de convivência.

Veja também: Quais são os principais tipos de cimento e suas aplicações

#3 Vantagem: Divisão de espaço

Existe a possibilidade de dividir áreas comuns de casas geminadas, como estacionamento, área de lazer, área de serviço, por exemplo.

Esse é sim um ponto positivo, considerando que a manutenção desses espaços também será uma responsabilidade das duas famílias que utilizam. Essa divisão de espaço nos leva a outro fator: os vizinhos podem acabar se tornando grandes amigos por compartilharem áreas em comum.

Além da amizade em si, manter um bom relacionamento também pode ser útil. Por exemplo: quando você viajar e passar uns dias fora, saberá que tem alguém de olho em sua residência. A casa nunca ficará completamente sozinha.

#4 Desvantagem: Iluminação

Nas casas geminadas é natural que um dos lados (o que fica “grudado” na outra) não tenha paredes e nem portas. Por isso, se o projeto não tiver sido muito bem planejado, a residência pode ficar muito escura ou muito quente, especialmente em algumas regiões do país.

Por isso, quando for fechar o negócio, vale a pena se atentar a esse detalhe e verificar se a estrutura tem alternativas para esse problema.

>> Está construindo e quer diminuir o custo da obra? Veja estas dicas

#5 Verifique as regras de urbanismo e habitação

Algumas cidades brasileiras têm legislações específicas para casas geminadas, determinando que as estruturas sejam independentes, por exemplo. Ou seja, também é importante observar se a casa que você pretende adquirir ou construir se enquadra dentro desse padrão.

A secretaria de urbanismo ou habitação de cada município pode informar se existem essas regras e quais são elas.

Conclusão

Diante de tudo que foi exposto, podemos perceber que uma casa geminada tem seus pontos positivos e negativos, ou seja, não é possível afirmar se esse é ou não um bom negócio. Você precisa refletir e saber quanto pesam essas vantagens e desvantagens dentro das suas expectativas de moradia.

Gostou do assunto abordado e quer saber mais sobre boas práticas e técnicas da construção civil? Então torne-se um profissional qualificado e certificado, matriculando-se em um dos cursos em destaque do Instituto da Construção.

O mercado da construção civil é muito promissor e repleto de oportunidades, então não perca tempo e invista na sua carreira profissional. Clique abaixo e confira nossos cursos em destaque!

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO