Casas em estruturas metálicas (Steel Frame): veja algumas dicas de como construir

Postado em 04/04/2017 Leia em 4 minutos

Casas deste tipo são tendência para conquistar o mercado brasileiro da construção civil.

As pessoas estão acostumadas a ver estruturas metálicas em grandes prédios, plantas industriais ou enormes galpões, mas você sabia que é possível construir uma residência convencional com esta mesma tecnologia? Sabia ainda que ela apresenta grande eficiência, segurança e um ótimo custo/benefício?

Muitas pessoas ainda não se deixaram convencer pelo uso de estruturas metálicas em residências no Brasil. No entanto, na Europa e nos EUA elas já são consolidadas, e tem conquistado cada vez mais o mercado brasileiro de construção civil. Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre esta tecnologia conhecida como Steel Frame.

O passo a passo de uma construção com estruturas metálicas

Primeiro de tudo, é necessário estudar o solo e ver se ele não precisará de nenhuma adequação. Quando isto estiver solucionado, é hora de pôr a mão na massa. Neste momento, serão incorporados os chumbadores. Os parafusos de ancoragem são instalados nos chumbadores para que o concreto possa ser despejado adequadamente – os chumbadores são parte fundamental da obra.

Depois, são instaladas as colunas e vigas de aço. Elas devem ser feitas sempre de olho em possíveis correções, pois, nesta hora, fatores como temperatura e umidade podem causar alterações. Para a instalação das vigas, costuma-se utilizar um guindaste para conferir maior suporte e segurança à obra. Para concluir esta etapa, são instalados os apoios horizontais e as terças, para conectar uma viga à outra.

Alvenaria é utilizada para dar coesão e segurança à estrutura nesta etapa. Depois se instalam os apoios entre as colunas – os famosos triângulos – que dão uma sustentação extremamente estável à obra. Como esta parte é definitiva, ela precisa de muita atenção de quem executa a obra, pois não poderá ser alterada na sequência.

Conte sempre com mão de obra especializada. As estruturas metálicas são seguras, econômicas e eficientes, mas sua instalação precisa ser feita de maneira adequada.

Fiscalize as obras e garanta o melhor uso do material.

As vantagens de uma estrutura metálica para casas

Casas em estruturas metálicas apresentam vantagens principalmente no que diz respeito ao comportamento dos materiais durante e após a execução das obras. Como são pré-moldadas, as casas em estruturas metálicas são construídas de forma mais rápida, representando economia de tempo para quem constrói.

Além disso, quando comparadas às casas feitas de alvenaria, madeira ou outro material, as casas em estruturas metálicas também apresentam maior resistência a impactos e ao tempo. Resistem melhor também à compressão a que a variação de temperatura naturalmente submete estes materiais, tendo como consequência uma maior durabilidade e menos necessidade de reparos.

Qualifique-se!

Para aproveitar as grandes oportunidades de mercado, é preciso ter diferenciais competitivos para atingir o sucesso. E uma boa qualificação pode ser o melhor caminho para chegar lá!

Conheça os cursos do Instituto da Construção, onde você poderá aprender na prática, tudo aquilo que vai vivenciar no dia a dia de trabalho, além das aulas práticas e teóricas que ensinam os melhores conceitos e as melhores práticas da construção civil.

São cursos como: Eletricista Residencial + NR10, Mestre de Obras, Pedreiro Completo (assentador + azulejista), Gesso Acartonado + Pintor de Obras, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split, entre outros!

Acesse agora mesmo e confira ↓↓

Cursos Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO