Caixa de Ferramentas: Tudo que você precisa saber para montar a sua

Postado em 14/11/2017 Leia em 4 minutos

Martelos, serras, alicates, chaves: veja tudo que você precisa ter na sua caixa de ferramentas.

Nada nos faz mais adultos do que possuir uma caixa de ferramentas em casa. Seja homem ou mulher, estes utensílios contribuem nas inúmeras tarefas de consertos e reformas que necessitamos fazer no dia a dia.

Eles servem para apertar/afrouxar parafusos, fazer buracos na parede, pregar, colar, vedar, entre tantas outras coisas que se fazem presentes no nosso cotidiano, mas muitas vezes deixamos passar por não termos os equipamentos necessários.

Contudo, algumas pessoas ainda não sabem como compor sua caixa de ferramentas e qual a utilidade para cada utensílio. Nossa sugestão é de padrão médio, ou seja, os itens básicos e aqueles que podem te quebrar um (ou vários) galho(s).

Por isso, buscamos apresentar os materiais necessários para que você possa começar a montar a sua agora mesmo.

A caixa de ferramentas

Primeiro você necessitará ter uma caixa padrão de ferramentas. Uma plástica custa, em média, R$ 25,00 sendo resistente e apresentada em vários tamanhos. Há caixas de diversos materiais, como metal, indicadas pela sua durabilidade.

Chaves

Aqui começa o tour: você necessitará de chaves de fenda, Philips e de boca para montar sua caixa de ferramentas. Uma pequena, uma média e uma grande são as recomendadas para as de fenda e a Philips. Também tenha uma chave-teste, que será colocada na tomada para descobrir a fase do fio (se passa corrente elétrica por ali ou não).

Veja também: Instalação de chuveiro elétrico: Confira o passo a passo

Vedantes e colas

Estes são itens indispensáveis na sua caixa de ferramenta. Fita isolante, para vedação elétrica, e fita veda-rosca, relacionada a parte hidráulica, são dois componentes indispensáveis. Um tubo de PVC, para colar canos, e uma supercola, para estruturas sólidas, também devem compor o seu time.

Medidores

A trena é obrigatória na sua caixa de ferramentas. Será ela quem te auxiliará na medição de espaços, principalmente no chão e nas paredes. Uma régua metálica, para cálculos menores, pode ser um complemento que te ajudará muito.

Martelos

Outro item fundamental, o martelo pode se apresentar de duas formas: comum e de pena. O primeiro trata-se daquele que utilizamos no cotidiano para pregar e deverá estar na sua caixa de ferramentas. O segundo não é obrigatório, mas ajuda muito na fixação de tachas e pinos.

Serras

É importante sempre ter uma serra metálica para cortar, principalmente, tubos de PVC. Dependendo do tamanho e dos dentes deste material, pode ser utilizado em madeira e aço. É importante ter ao menos uma serra e um arco (o suporte para fazer a serração).

Alicates

Estas estão entre as ferramentas com mais funções na sua caixa. Por isso, é importante que você adquira um alicate universal, que ajudará no trabalho com a fiação, assim dará uma força extra no momento de apertar ou afrouxar algo. Eles se apresentam na forma universal, de corte e de bico (dica: tenha todos).

Outros componentes

É importante que você tenha uma tesoura e uma furadeira para complementar um kit médio. Com esses elementos, é possível resolver grande parte dos problemas sem precisar contratar um profissional. Outros itens que podem compor a sua caixa de ferramentas, a partir do momento que você já comprou o necessário: fita dupla face, prancha de madeira, extensões, lanterna, pregos e parafusos.

A composição deverá estar de acordo com suas necessidades. Com estas dicas, sua caixa de ferramentas estará pronta. Lembre-se: como há inúmeras opções de cada item nas lojas especializadas, procure sempre adquirir produtos de qualidade, para que não seja necessária a troca das ferramentas periodicamente.

Quem sabe sua caixa não pode ser uma herança que você deixará aos seus filhos – ensinando-os, desde cedo, a importância de resolver os pequenos problemas dentro de casa.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO